Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar quer levar Pacto pela Vida para o Brasil
O anúncio foi feito ontem pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PCdoB)
O deputado federal pernambucano Tadeu Alencar (PSB) será o secretário nacional de Segurança Pública no Governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito ontem pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PCdoB).
"Sinto-me muito honrado com a escolha e fico contente com a demonstração de prestígio, não meu, mas do Estado", destacou Tadeu Alencar, que compôs a equipe de transição. O parlamentar, que está em seu segundo mandato na Câmara Federal, sabe que tem em mãos um setor nevrálgico e que demandará muito trabalho.
"Será uma conjunção de esforços. Sei que é uma área importante e que o presidente Lula e toda sociedade têm os olhos voltados para ela", relatou com a experiência de quem já exerceu funções no Executivo pernambucano.
Pacto pela Vida
Tadeu foi procurador-geral do Estado no primeiro mandato de Eduardo Campos e secretário da Casa Civil, no segundo.
De Pernambuco, quer levar como exemplos a serem seguidos no combate à violência o Pacto Pela Vida - programa que nos primeiros anos do Governo Eduardo Campos conseguiu reduzir o número de homicídio - e as unidades do Compaz, um modelo importado da Colômbia e que tem sido avaliado como positivo por ter caráter preventivo nas comunidades. O Recife, cidade administrada por João Campos, seu correligionários, possui hoje quatro unidades. "Mas é preciso ficar claro que a secretaria é nacional e o desafio não é para um ou outro Estado. O desafio é de todo o País. Precisamos ter um olhar não regional, mas holístico", pontuou, acrescentando ser necessário colher experiência positivas de todas as unidades da Federação.
"Ninguém faz nada sozinho", colocou, lembrando que o presidente Lula fará um Governo cujas políticas de segurança não ficarão restritas à repressão. "Vamos investir na prevenção", enfatizou. Tadeu sabe ainda que precisará planejar e fazer algumas mudanças que valorizem as ações dos policiais, começando a rever os equipamentos utilizados pela categoria. O futuro ministro Flávio Dino anunciou ainda Marta Rodriguez de Assis Machado para chefiar a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas; Elias Vaz para a Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos.