Logo Folha de Pernambuco

Secretários deixam o governo para disputar eleições municipais

Encerra hoje o prazo para desincompatibilização de gestores que estão em cargos públicos

Encerra hoje o prazo para a desincompatibilização das pessoas que estão em cargos públicos e pretendem disputar as eleições municipais de 2024. Segundo as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é preciso se afastar faltando quatro meses para o pleito, que será realizado no dia 6 de outubro.

No Recife, deixaram a gestão o chefe de gabinete do prefeito João Campos (PSB), Victor Marques Alves (PCdoB), e a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas (MDB). Uma edição extraordinária do Diário Oficial do município trouxe a exoneração dos dois, na noite de ontem.

No lugar de Dantas, assume a secretária executiva Débora Feijó. Ela ainda assume o comando da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que era acumulado pela ex-secretária. O posto de Marques segue vago.

Um deles poderá ser escolhido pelo prefeito, João Campos (PSB), para a vaga de vice na chapa liderada pelo socialista e que busca à reeleição.

Vices

Tanto Victor quanto Marília têm a confiança do prefeito e são considerados bons gestores. Em reserva, uma fonte ligada a Campos afirmou que o chefe de gabinete é atualmente a pessoa mais próxima do prefeito dentro da gestão.

Em favor de Marília pesa o fato de administrar uma pasta com diversas entregas pela capital, além de ser mulher, o que gera um efeito positivo na narrativa.

PT

Em paralelo, existe ainda a articulação do PT, que também pleiteia a vaga. Fontes ligadas ao partido disseram que a negociação continua, mesmo com os indicativos de que o vice de Campos pode sair da equipe dele.

Nos últimos dias, o prefeito esteve duas vezes com o presidente Lula (PT) em Brasília, mas o assunto não teria sido tratado nos encontros, segundo integrantes do PT e do PSB.

Olinda

Em Olinda, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, Mirella Almeida, também deixou a pasta para se dedicar à pré-candidatura à prefeita da cidade. Ela é apoiada pelo atual gestor, Lupércio (PSD).

Estado

No Governo do Estado, deve deixar o cargo o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho (PSD). A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que divulgará o substituto assim que o auxiliar deixar o cargo. Daniel Coelho foi anunciado como pré-candidato à Prefeitura do Recife e é o favorito de Raquel Lyra para disputar a gestão do Recife.

Apesar de não confirmar o nome que substituirá Coelho, o superintendente da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, Paulo Nery, está cotado para assumir o cargo. Ele foi indicado pelo PP e aceito pela governadora para ocupar a vaga. Questionada se outros gestores também deixarão o governo estadual, a tucana reiterou que as substituições que forem acontecer serão feitas em momentos necessários.

“Certamente na desincompatibilização de Daniel, a gente faz a divulgação do seu substituto ou substituta”, reiterou Raquel. 

Veja também

Newsletter