Secretários tomam posse, e Governo do Estado amplia alianças
Em mudanças estratégicas, três novos gestores foram empossados pela governadora em exercício
O governo Raquel Lyra (PSD) realizou mudanças estratégicas em sua equipe, consolidando alianças políticas com partidos como PP, Avante e Podemos, fortalecendo sua base de apoio visando as eleições de 2026.
As posses do deputado estadual licenciado Kaio Maniçoba (PP) na Secretaria de Turismo e Lazer, do ex-prefeito Manuca (Avante) na Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo e do presidente do Podemos Jovem no Estado, Miguel Duque, na presidência do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) ocorreram ontem (24), no Palácio do Campo das Princesas, sob a condução da governadora em exercício, Priscila Krause (PSDB).
Leia Também
• Manuca toma posse como secretário e marca entrada oficial do Avante no governo Raquel Lyra
• Posses de gestores inauguram nova fase no Governo de Raquel Lyra
• Relação de reciprocidade entre a governadora Raquel Lyra e o PP de Eduardo e Lula da Fonte
PP
A nomeação de Kaio Maniçoba consolidou a participação do Progressistas (PP), partido comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, no governo estadual. Durante a posse, Maniçoba destacou sua trajetória e reforçou a importância da política na gestão pública.
“Sei da missão institucional que devo cumprir, mas sem dúvida nenhuma, a minha missão maior também é política. É buscar pessoas, buscar parceiros, é o fortalecimento do governo Raquel Lyra, nosso fortalecimento partidário e meu fortalecimento pessoal enquanto deputado. É um projeto conjunto”, declarou.
Participaram do evento o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, os deputados federais Eduardo da Fonte, Lula da Fonte (PP) e Pastor Eurico (PL).
Avante
Já a entrada de Manuca no governo marca o início da participação do Avante na gestão estadual. O ex-prefeito de Custódia assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo com a missão de ampliar a qualificação profissional no estado. Durante a posse, Priscila Krause destacou a importância do novo aliado. “Estamos numa conta de soma que resulta em multiplicação de esforços por Pernambuco”, afirmou.
Já Manuca reforçou o compromisso com a capacitação profissional e inclusão social. “Vamos trabalhar para devolver a dignidade a quem está invisível no mercado de trabalho e garantir a primeira oportunidade para quem ainda não teve. As mulheres, especialmente, seguirão sendo prioridade, tanto na qualificação quanto na geração de emprego”, disse.
Participaram, da posse, o senador Fernando Dueire (MDB), o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, André de Paula (PSD), e o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira.
Além da secretaria, o Avante deverá assumir a administração do Arquipélago de Fernando de Noronha. O mais cotado para assumir o posto é o advogado Virgílio Oliveira, filho do deputado federal Waldemar Oliveira (Avante).
Podemos
Na área da agricultura, Miguel Duque assumiu a presidência do IPA, ampliando o espaço do Podemos no governo. Durante a cerimônia, ele ressaltou a importância do instituto para o desenvolvimento rural do Estado.
“Vamos trabalhar muito, sem ter dia, sem ter noite, para fazer a ação chegar na ponta e mudar a vida do povo de Pernambuco. Conheço a dureza da vida no Sertão, e sei o quanto o IPA é fundamental para quem precisa de um poço, de uma estrada ou de sementes para plantar”, declarou.
A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou que a nomeação de Miguel Duque reforça o compromisso do governo com o setor agrícola.
“Miguel chega para somar a um time que tem como missão fazer com que a produção agrícola de qualidade chegue à mesa dos pernambucanos. Ele assume uma casa arrumada, com políticas importantes já em curso, como a recuperação de mais de 700 km de estradas vicinais, a distribuição de sementes e a requalificação de pequenas barragens”, afirmou.
Na solenidade de Duque, participaram o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, o deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) e o deputado federal Pastor Eurico.
Álvaro
Durante a posse de Kaio Maniçoba, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), esteve no Palácio do Campo das Princesas, e acompanhou Priscila Krause e o deputado do PP até a salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, onde ocorreu a cerimônia de posse. No entanto, Porto não permaneceu para participar do evento.
O Governo do Estado convidou todos os legisladores estaduais para o evento. Porto disse que marcou presença no ato para cumprimentar Kaio.