Logo Folha de Pernambuco

Segundo turno: quatro urnas apresentaram problemas até as 14h, diz TRE-PE

O número ainda menor do que o apresentado no primeiro turno, com 298 urnas defeituosas

Diretor Geral do TRE-PE, Orson Lemos - Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Em novo balanço divulgado às 14h deste domingo (27), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) atualizou o número de urnas eletrônicas substituídas no segundo turno das eleições municipais no Estado. 

Até o momento, quatro máquinas - de um total de 1.528 em utilização - registraram problemas, sendo prontamente substituídas, sem prejuízo ao processo eleitoral. É um acréscimo de duas urnas, em relação ao balanço anterior, realizado às 10h30.

O número ainda é bem menor do que o apresentado no primeiro turno, quando 298 urnas apresentaram defeitos, já que, desta vez, as votações ocorrem em apenas duas cidades de Pernambuco.

Das quatro trocas registradas, duas ocorreran em Olinda e outras duas em Paulista. As máquinas apresentaram problemas nas baterias e nas telas. 

"Nesses locais a votação não parou. Houve continuidade. É um procedimento de troca que, às vezes, dura 15 minutos", explicou Orson Lemos, diretor-geral do TRE-PE.

Estão aptos a votar neste segundo turno das eleições, 300 mil pessoas em Olinda e, em Paulista, 235 mil.

Orson Lemos classificou o pleto como tranquilo, até o momento. De acordo com ele, houve detenções ainda em análise em Olinda e, em Paulista, está em apuração a possível prisão de um homem por boca de urna. Os casos estão sendo monitorados pela Secretaria de Defesa Social (SDS-PE).

Veja também

Newsletter