Ex-governador Paulo Câmara deixa o PSB. Confira a carta de desfiliação

Na quinta (26), o ex-governador esteve com o presidente nacional do PSB em Brasília

Ex-governador entregou carta se desfiliando do PSB - Divulgação

O ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara entregou, na quinta-feira (26), carta de desfiliação do PSB. A informação foi divulgada com exclusividade pela Coluna do Estadão, assinada pela jornalista Mariana Carneiro.

Em sua carta de desfiliação, o ex-governador sai em defesa do seu legado e ressalta as dificuldades enfrentadas em seus oito anos à frente do Governo do Estado. Em especial, ele enfatiza o desafio em suceder Eduardo Campos, que chama de "o governador mais popular da história", e o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

"Minha dedicação a Pernambuco foi integral em meus dois mandatos. Avançamos em todas as áreas da gestão, sobretudo na educação, ao atingir a marca de melhor ensino médio do país. Ao tempo que finalizei a honrosa tarefa de ser governador de Pernambuco também avaliei concluída minha história partidária junto ao PSB", destacou.

O gestor faz questão de enfatizar que se dedicou integralmente à missão de ser governador e, em especial, enfatiza a melhora nos indicadores da educação do Estado. 

Por fim, o governador adota um tom cordial ao se despedir do partido que o abrigou nos últimos anos. "Quero agradecer a todos os companheiros e companheiras de partido que sempre estiveram ao meu lado nesse período, nas pessoas do nosso presidente nacional, Carlos Siqueira e estadual, Sileno Guedes.
Não estaremos mais ombro a ombro, mas permaneceremos no mesmo front, defendendo políticas públicas que priorizem os mais vulneráveis e lutando por um Brasil mais justo", destaca.

Governo Federal

O nome de Paulo Câmara chegou a ser lembrado para alguns cargos no Governo Federal, inclusive, no primeiro escalão. O gestor é cotado para o comando do Banco do Nordeste, mas sempre foi lembrado na cota pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sem o apoio do PSB. As negociações seguem adiante, mesmo com o afastamento do gestor do partido. Contudo, a indicação depende de mudança na Lei das Estatais.

Paulo Câmara era primeiro-vice presidente do PSB Nacional e há uma indefinição jurídica sobre a ocupação do cargo de presidente do Banco do Nordeste. De acordo com a Lei das Estatais, dirigente partidário não pode assumir cargo em estatal. Contudo, o motivo da saída de Câmara da gestão não tem relação com o impedimento legal.

Nesta semana, o ex-governador esteve em Brasília e conversou ainda ontem com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Na ocasião, ele comunicou a decisão de deixar a legenda.

Confira a nota do ex-governador:

Ao presidente do Partido Socialista Brasileiro, Sr. Carlos Siqueira,


Ingressei no PSB, a convite do governador Eduardo Campos em 2014, para ser candidato ao Governo de Pernambuco. Naquele ano, em 13 de agosto, sofremos todos a perda de nossa maior liderança num trágico acidente aéreo. Eduardo foi um político e gestor público que fez história no Brasil transformando nosso estado para melhor.


Nos oito anos seguintes, tive a difícil tarefa de suceder o melhor governador da história. O que já não seria fácil se tornou ainda mais desafiador, com as sucessivas crises enfrentadas pelo país e pelo mundo, a mais grave de todas a pandemia da Covid-19.


Minha dedicação a Pernambuco foi integral em meus dois mandatos. Avançamos em todas as áreas da gestão, sobretudo na educação, ao atingir a marca de melhor ensino médio do país.


Ao tempo que finalizei a honrosa tarefa de ser governador de Pernambuco também avaliei concluída minha história partidária junto ao PSB. Quero agradecer a todos os companheiros e companheiras de partido que sempre estiveram ao meu lado nesse período, nas pessoas do nosso presidente nacional, Carlos Siqueira e estadual, Sileno Guedes.

Não estaremos mais ombro a ombro, mas permaneceremos no mesmo front, defendendo políticas públicas que priorizem os mais vulneráveis e lutando por um Brasil mais justo.
Muito obrigado e que Deus nos abençoe!
Paulo Câmara.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Newsletter