Senado debate redes de enfrentamento à violência contra as mulheres
Evento abordará subnotificação de casos e fortalecimento das redes de apoio
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) realiza um debate público para discutir estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres. O foco estará na subnotificação de casos, no desconhecimento das legislações de proteção e no fortalecimento das redes de apoio às vítimas.
Promovido a partir de requerimento da senadora Teresa Leitão (PT-PE), o evento acontece às 14h30, no plenário 13 da Ala Alexandre Costa, no Senado. Entre os convidados confirmados estão Suely Oliveira, diretora de Programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e Natália Cordeiro, pesquisadora da equipe do SOS Corpo.
"Convido as mulheres, as entidades e órgãos envolvidos com esse tema para participarem do debate e apresentarem suas opiniões e propostas", afirmou a senadora Teresa Leitão.
Leia Também
• Fernando Dueire preside audiência no Senado sobre Programa Conecta e Capacita
• Senadora Teresa Leitão firma apoio ao CRO-PE em demandas da odontologia
• “Tenho legitimidade para pleitear minha continuidade como senador”, afirma Humberto Costa
Conscientização
De acordo com a senadora, muitas mulheres não reconhecem as situações de violência que vivenciam, o que dificulta o processo de enfrentamento.
"Conscientizar a sociedade sobre as violências contra as mulheres é essencial para avançarmos na implementação de políticas públicas eficazes e na promoção da igualdade de gênero", destacou Teresa Leitão.
Os números globais ilustram a gravidade da situação: em 2023, 85 mil mulheres e meninas foram assassinadas, sendo 51 mil por parceiros ou familiares — o que equivale a uma morte a cada 10 minutos.
Participação
O evento será interativo, permitindo a participação de cidadãos por meio da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou do Portal eCidadania. Perguntas e comentários enviados poderão ser lidos e respondidos ao vivo pelos debatedores e senadores.
Além disso, o Senado emitirá declarações de participação, que podem ser utilizadas como horas complementares em cursos universitários. No Portal eCidadania, também é possível opinar sobre projetos em tramitação e enviar sugestões para novas legislações.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.