Logo Folha de Pernambuco

Senado debate redes de enfrentamento à violência contra as mulheres

Evento abordará subnotificação de casos e fortalecimento das redes de apoio

Arquivo

Nesta quarta-feira (27), a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) realiza um debate público para discutir estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres. O foco estará na subnotificação de casos, no desconhecimento das legislações de proteção e no fortalecimento das redes de apoio às vítimas.

Promovido a partir de requerimento da senadora Teresa Leitão (PT-PE), o evento acontece às 14h30, no plenário 13 da Ala Alexandre Costa, no Senado. Entre os convidados confirmados estão Suely Oliveira, diretora de Programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e Natália Cordeiro, pesquisadora da equipe do SOS Corpo.

"Convido as mulheres, as entidades e órgãos envolvidos com esse tema para participarem do debate e apresentarem suas opiniões e propostas", afirmou a senadora Teresa Leitão.

Conscientização

De acordo com a senadora, muitas mulheres não reconhecem as situações de violência que vivenciam, o que dificulta o processo de enfrentamento.

"Conscientizar a sociedade sobre as violências contra as mulheres é essencial para avançarmos na implementação de políticas públicas eficazes e na promoção da igualdade de gênero", destacou Teresa Leitão.

Os números globais ilustram a gravidade da situação: em 2023, 85 mil mulheres e meninas foram assassinadas, sendo 51 mil por parceiros ou familiares — o que equivale a uma morte a cada 10 minutos.

Participação

O evento será interativo, permitindo a participação de cidadãos por meio da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou do Portal eCidadania. Perguntas e comentários enviados poderão ser lidos e respondidos ao vivo pelos debatedores e senadores.

Além disso, o Senado emitirá declarações de participação, que podem ser utilizadas como horas complementares em cursos universitários. No Portal eCidadania, também é possível opinar sobre projetos em tramitação e enviar sugestões para novas legislações.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

 

Veja também

Os riscos da ameaça tarifária de Trump
Donald Trump

Os riscos da ameaça tarifária de Trump

Abin municiou Bolsonaro com dados para produzir desinformação, diz PF
Bolsonaro

Abin municiou Bolsonaro com dados para produzir desinformação, diz PF

Newsletter