Logo Folha de Pernambuco

Senado instala Comissão dos 200 anos da Confederação do Equador

A senadora Teresa Leitão vai presidir a comissão, ficando a senadora Jussara Lima com a vice

Teresa Leitão, Jussara Lima e Fernando Dueire integram a comissão - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Senado instalou na terça-feira (12/12/23), a Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador. Na primeira reunião, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi escolhida para presidir a comissão, ficando a senadora Jussara Lima (PSD-PI) com a vice-presidência. 

Autora do requerimento para a criação do colegiado, Teresa destacou que “o movimento revolucionário de 1824 merece ser comemorado e mantido na memória coletiva da sociedade, devido a suas marcantes contribuições para os valores democráticos”.

A senadora lembrou também que os líderes da Confederação do Equador, como Frei Caneca, defendiam princípios válidos até hoje, como os direitos individuais e as liberdades civis.

“Foi um marco na história das lutas democráticas do Brasil e na defesa de um sistema de governo descentralizado, com grande repercussão nos estados do Nordeste. Também por isso, queremos que as comemorações desse bicentenário tenham o envolvimento do Senado. Além disso, estamos em busca de uma articulação com a  vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, que preside a comissão das comemorações no estado, para que nós possamos fazer um trabalho conjunto”. 

Entre as ações previstas para marcar as comemorações estão exposições, palestras, a publicação de um livro e uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Integrante da comissão, o senador Fernando Dueire (MDB-PE) ressaltou que o movimento de 1824 veio na esteira da Revolução Pernambucana de 1817, também ela pioneira na busca de autonomia política.  

A senadora Jussara Lima lembrou o caráter republicano e separatista da Confederação do Equador contra o autoritarismo de Dom Pedro I e destacou uma figura feminina daquele movimento: Bárbara de Alencar, sertaneja de Exu e primeira presa política do país. 

Além de Teresa Leitão, Jussara Lima e Fernando Dueire, também fazem parte da comissão, como titulares, os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Ana Paula Lobato (PSB-MA).

Veja também

Web levanta teorias sobre posicionamento político de Kim Kardashian após exibição de produtos Tesla
Celebridades

Web levanta teorias sobre posicionamento político de Kim Kardashian após exibição de produtos Tesla

Walmart, maior varejista do mundo, recua em relação às iniciativas de diversidade e inclusão
NEGÓCIOS

Walmart, maior varejista do mundo, recua em relação às iniciativas de diversidade e inclusão

Newsletter