Sessão solene na Câmara do Recife marca nesta segunda o Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares
Proposição é do vereador Zé Neto (PSB), que destaca atuação em defesa dos direitos de crianças e adolescentes
Uma sessão solene na tarde desta segunda-feira (18) celebra o Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares. A partir das 14h, no plenário da Câmara Municipal do Recife, na área central. A capital pernambucana tem oito Conselhos Tutelares e 40 conselheiros. A proposição é do vereador Zé Neto (PSB).
"O objetivo é dar visibilidade e valorizar o trabalho desenvolvido pelos conselheiros, no exercício da função de garantir os direitos das crianças e adolescentes, bem como de protegê-los quando esses direitos forem ameaçados ou desrespeitados. A sociedade precisa conhecer mais de perto os Conselhos Tutelares e quem faz parte deles", justitica o vereador.
Leia Também
• Conselheira tutelar com maior votação quer ajudar irmão a ser vereador no Recife
• Conselheiros tutelares e a propaganda política vedada
• Marco Aurélio questiona entendimento da população sobre papel do Conselho Tutelar
Também serão homenageados oito conselheiros suplentes, a Escola de Conselho de Pernambuco, referência na formação dos conselheiros tutelares, e o militante dos direitos das crianças e dos adolescentes Silvino Neto, que faleceu em junho deste ano. Silvino ajudou na criação e consolidação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PE) e presidiu o conselho cinco vezes, nos anos de 1992, 1997, 1998, 1999 e 2003.
"Esse será um momento importante para homenagear homens e mulheres que se dedicam à garantia dos direitos das crianças e adolescentes. E os Conselhos Tutelares de Recife são referência Nacional, tanto que formo contemplados com os kits equipagens do Governo Federal por isso", destaca o conselheiro tutelar Gerailson Ribeiro.
Segundo Gerailson, desde 2021, o Recife começou a usar com mais frequência o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) e hoje é uma das cidades brasileira que mais registra e atualiza dados apontando falta de vagas em creche, atendimento médico, ameaças de morte, casos de violência.
"Com isso, conseguimos fazer proposições para melhoria das políticas públicas na cidade, É de uma relevância muito grande na garantia dos direitos. Essa homenagem mostra que os conselheiros não estão só e que a Câmara Municipal do Recife reconhece todo esse trabalho", reforça Gerailson Ribeiro.
Atualmente o Estado de Pernambuco tem 215 Conselhos Tutelares e 1.075 conseleheiros estão em atuação.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.