Silvio Costa Filho é cotado para o Ministério dos Esportes

O Governo Lula deve fazer uma minirreforma ministerial para reorganizar sua base de apoio

Silvio Costa Filho - Foto: Arquivo Folha de Pernambuco

O nome do deputado federal por Pernambuco, Silvio Costa Filho (Republicanos), está sendo considerado para o ministério dos Esportes. Se confirmado, o parlamentar assume o lugar da ex-jogadora de vôlei Ana Moser e será o 4° ministro pernambucano deste mandato do presidente Lula (PT). Os demais são Luciana Santos, que comanda a pasta da Ciência e Tecnologia, José Múcio, Defesa, e André de Paula, Pesca e Aquicultura.

O Governo Lula deve fazer uma mini reforma ministerial para reorganizar sua base de apoio e aprovar com mais folga pautas do seu interesse como o marco fiscal e o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Partidos como PP, Republicanos e o União Brasil - que tem três ministérios - cobram maior representatividade na gestão do líder petista. 

Nas eleições presidenciais do ano passado, Silvio Costa Filho declarou voto à Lula, na contramão do seu partido, que apoiou a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além da afinidade que já tinha com o líder petista, em Pernambuco, o parlamentar também mantém uma proximidade com o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e com o Superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ambos ligados ao presidente da República. O pai do deputado federal, o ex-deputado Silvio Costa, é um aliado de longa data do presidente Lula e chegou a ser líder do Governo Dilma Rousseff (PT) na Câmara.

Líder do maior bloco partidário da Câmara dos deputados, com 173 integrantes, o pernambucano Felipe Carreras (PSB) também é apontado como um nome possível para a pasta de Esportes. O parlamentar fez parte da equipe de transição do Governo Lula, após a vitória do presidente, em 2022. Apesar da relação, este ano, Carreras chegou a sugerir que o Planalto precisa conversar mais com o Congresso.

Os outros ministérios que também devem ganhar novos representantes são os do Turismo e do Desenvolvimento, que podem ser assumidos poe Celso Sabino (União - PA) e André Fufuca (PP-MA), respectivamente.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

https://folhape.us21.list-manage.com/subscribe?u=059542355022c94958e301131&id=7d803d9d39

Veja também

União Europeia anuncia empréstimo de  35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados
EUROPA

União Europeia anuncia empréstimo de 35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB
ECONOMIA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB

Newsletter