Siqueira e Gusmão entre os pontos em comum
Da Coluna Folha Política
Candidato à Prefeitura do Recife pelo PT, João Paulo vem batendo na tecla de que o prefeito Geraldo Julio foi um dos integrantes de sua gestão à frente da PCR. Instado a dar uma nota ao desempenho que teve o socialista como membro de seu time, o petista justificara o seguinte: “Ele estava em uma área de periferia tão grande do governo que eu não tinha nem condição de avaliá-lo. Ele era assessor do assessor de Roberto Gusmão, lá na Emlurb”. A fala se deu em entrevista à coluna digital “No Cafezinho”, publicada no Blog da Folha. João Paulo prosseguiu, concluindo o que queria dizer: “Eles se beneficiaram, elogiavam nossa gestão, inclusive o próprio Eduardo Campos copiou programas do meu governo, como o Aluno nos Trinques, o Samu...”. Ontem, durante debate da TV Jornal, o petista voltou a bater na tecla das relações entrelaçadas. Desta vez, lembrou que o mesmo Roberto Gusmão, com quem Geraldo trabalhou, hoje, integra a equipe do socialista na prefeitura. “Você sabe quem é o secretário de Serviços Públicos dele? É aquele Roberto Gusmão que foi, naquele dia de chuva, e disse: `O prefeito João Paulo`”. O petista referiu-se ao presidente da Emlurb na gestão Geraldo Julio, que foi também seu secretário de Serviços Públicos. Gusmão dava entrevista, recentemente, sobre as chuvas que caíram no Recife, quando, em ato falho, trocou o nome de Geraldo Julio por João Paulo. No debate anterior, da TV Clube, João Paulo grifava que o atual vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, fora também seu vice. Assim como já cuidou de recordar que seu sucessor, João da Costa, teve o socialista Milton Coelho como vice. Ao segundo turno, no Recife, chegaram representantes de projetos já experimentados e, antes, aliados. Fica difícil não se falar de passado.
Geraldo Julio tem dito que não vai entrar “nessa briga” com João Paulo
Sedimentando terreno
Foi acompanhado de nove prefeitos do Agreste, entre eleitos e reeleitos, que o ministro das Cidades, Bruno Araújo, fez a entrega, ontem, de 500 unidades do Minha Casa Minha Vida, em Correntes. O deputado estadual Álvaro Porto esteve presente no ato, que teve a participação, ainda, da deputada federal Luciana Santos.
De olho > As relações entre os titulares pernambucanos da Esplanada dos Ministérios e o Palácio das Princesas andam atritadas. Enquanto isso, o tucano circula pelo Estado, demonstrando o potencial de sua pasta em canalizar recursos federais para o Estado. É isso que deixa membros da gestão Paulo Câmara de orelha em pé.
Enquanto isso > No Palácio das Princesas, Paulo Câmara recebeu, ontem, dois prefeitos recém-eleitos do Agreste. Foram eles: Ivaldo Almeida (Cachoeirinha) e Heraldo Oliveira (Sanharó), levados pelo deputado federal João Fernando Coutinho.
Anticorrupção 1 > Será no escritório político do deputado federal Jarbas Vasconcelos, hoje, o encontro do Movimento Ética e Democracia com membros do Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção. Na pauta, a articulação de formas de impulsionar a análise da Lei Anticorrupção na Câmara Federal.
Anticorrupção 2 > O Movimento Ética e Democracia é formado por empresários, médicos, engenheiros, sociólogos, advogados, professores, profissionais liberais e políticos.
Publicação 1 > A primeira edição da Revista de Estudos Legislativos reúne artigos da Consultoria Legislativa da Alepe - criada no ano passado, como resultado do concurso, e formada por 30 analistas. Os temas mais importantes, que foram alvo de debates em comissões, serviram de base para produção do material. A tiragem é de 10 mil exemplares.
Publicação 2 > Entre outros temas, a publicação aborda o combate à violência de gênero, desenvolvimento sustentável e o aumento do número de acidentes de moto em Pernambuco.