Logo Folha de Pernambuco

Solenidade na Câmara do Recife celebra Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio

Duas das expressões culturais mais importantes do Carnaval da cidade foram homenageadas na Casa

Caboclinhos e tribos de índios são homenageados na Câmara do Recife, numa iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB) - Foto: Divulgação

Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), a Câmara do Recife promoveu uma reunião solene em homenagem ao caboclinho e à tribo de índio por seu dia municipal, celebrado em 19 de abril. O evento, presidido pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), foi marcado por homenagens a 16 grupos premiados no Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife em 2023 e a duas associações culturais.

Almir Fernando é autor da lei municipal nº 18.324/17, que institui o Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio no calendário oficial do Recife. É de sua autoria, também, a lei nº 18.460/2018, que declara os Caboclinhos e as Tribos de Índios patrimônios artísticos e culturais da capital pernambucana.

Em seu pronunciamento, Almir Fernando afirmou que a solenidade teve como objetivo manter viva a história dos indígenas do Brasil e salientar a relevância das agremiações carnavalescas para a cidadania, para a dignidade de seus participantes e para a economia da cultura.

O parlamentar descreveu particularidades de cada uma das expressões homenageadas. “Manifestação popular, originária da mescla indígena, os Caboclinhos expressam um forte sentimento nativista. São homens, mulheres e crianças que apresentam vigorosas coreografias em ritmo marcado pelo estalido das preacas, espécie de arco e flecha de madeira”, explicou.

“As Tribos de Índios são oriundas do Estado da Paraíba, mas foram incorporadas ao Carnaval do Recife, sendo muitas vezes confundidas com os caboclinhos. Apresentam danças bastante complexas, acompanhando o ritmo marcado pela musicalidade indígena, com temáticas ligadas à luta, guerra, morte e ressurreição”, registrou Almir Fernando.

 

Além de Almir Fernando e Hélio Guabiraba, compuseram a mesa de honra do evento o presidente da Associação Carnavalesca dos Caboclinhos e Índios de Pernambuco (ACCIPE), Amauri Rodrigues de Amorim; o presidente da Associação Cultural de Caboclinhos de Goiana e Índios (ACCGI), Severino José do Nascimento; o gerente-geral de Articulação Institucional da Secretaria de Cultura do Recife, Dirceu Marroquim; e o supervisor de Programação Regional da Globo Pernambuco, Hecton Luan Albuquerque.

Associações homenageadas:

Associação Carnavalesca dos Caboclinhos e Índios de Pernambuco (ACCIPE)
Amauri Rodrigues de Amorim; o presidente da Associação Cultural de Caboclinhos de Goiana e Índios (ACCGI)

Grupos de Caboclinho homenageados:

Tribo Indígena Tapirapé (Recife)
Tribo Tupã (Recife)
Tribo Indígena Carijós do Recife (Recife)
Caboclinho Cahetés de Goiana (Goiana)
Caboclinho Canidé de Goiana (Goiana)
Tribo Taquaraci (Recife)
Tribo Tayguara (Recife)
Caboclinho Tupynambá de Goiana (Goiana)
Caboclinho Tupi Guarany (Camaragibe)

Grupos de Tribo de Índio homenageados:

Tribo Indígena Orubá (Goiana)
Tribo de Índio Tabajaras (Goiana)
Tribo de Índio Ubirajara (Itapissuma)
Tribo de Índios Tupiniquins (Recife)
Tribo Indígena Onça Negra (Goiana)
Tribo de Índio Tupi Guarani (Recife)
Tribo de Índio Tupi Nambá (Recife)

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter