Solidariedade escolhe Luciano Duque como líder e decide compor a bancada independente na Alepe

Em seu 1º mandato legislativo, o ex-prefeito de Serra Talhada sabe o tamanho da responsabilidade

Deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) ex-prefeito de Serra Talhada - Divulgação

O ex-prefeito de Serra Talhada Luciano Duque, eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, vai comandar a bancada do Solidariedade. O partido fez quatro deputados para esta 20ª legislatura e conseguiu eleger, por unanimidade, o primeiro secretário da Casa de Joaquim Nabuco, o deputado Gustavo Gouveia. Agora, vão reforçar a bancada independente.

"Fiquei surpreso com a escolha e ao mesmo tempo consciente das responsabilidades que assumi a partir dessa delegação. Me dedicarei com afinco a essa missão, que será muito importante para Pernambuco. Buscarei sempre o diálogo e o equilíbrio fazendo valer a vontade do povo pernambucano e o desenvolvimento do Estado", declarou Luciano Duque.

O deputado, um dos primeiros a apoiar a candidatura de Marília Arraes (Solidariedade), adversária de Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco, também anunciou nesta segunda-feira (6), que a legenda vai compor a bancada independente na Alepe. "A leitura dos quatro deputados é a de que o Governo acabou de assumir e abriu o diálogo com toda Casa, portanto vamos construir coletivamente", pontuou.

Mesmo depois de sua candidata ter perdido a eleição para o Governo, Luciano Duque participou do almoço que Raquel Lyra convocou com os deputados, já como governadora eleita, e também esteve no Palácio do Campo das Princesas, na última sexta-feira (3), quando aconteceu o primeiro encontro entre a chefe do Executivo estadual e os parlamentares que tomaram posse no dia 1º.  "A governadora abriu os números e deu transparência. Ao mesmo tempo, propõe atender às demandas de todos de todos os deputados", observou. Apesar de ver como positiva a postura adotada pela governadora, o ex-chefe de Executivo considera que cada coisa tem seu tempo para acontecer.

"Quando governei, sempre respeitei o contraditório, e no tempo certo me posicionei. Portanto, no momento certo decidiremos coletivamente o caminho", sinalizou Luciano Duque, que governou Serra Talhada, município do Sertão pernambucano, de 2012 a 2020 e fez a sucessora, a prefeita Márcia Conrado (PT).

Luciano Duque foi o segundo mais votado do partido para a Alepe. Obteve 61.411 votos, ficando atrás apenas de Gustavo Gouveia, que regisrou 66.110 votos. Os outros dois deputados eleitos pelo Solidariedade foram Fabrízio Ferraz e Lula Cabral, ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, que chegou a ter a candidatura impugnada, mas entrou com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ganhou.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Newsletter