Logo Folha de Pernambuco

Solidariedade escolhe Luciano Duque como líder e decide compor a bancada independente na Alepe

Em seu 1º mandato legislativo, o ex-prefeito de Serra Talhada sabe o tamanho da responsabilidade

Deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) ex-prefeito de Serra Talhada - Divulgação

O ex-prefeito de Serra Talhada Luciano Duque, eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, vai comandar a bancada do Solidariedade. O partido fez quatro deputados para esta 20ª legislatura e conseguiu eleger, por unanimidade, o primeiro secretário da Casa de Joaquim Nabuco, o deputado Gustavo Gouveia. Agora, vão reforçar a bancada independente.

"Fiquei surpreso com a escolha e ao mesmo tempo consciente das responsabilidades que assumi a partir dessa delegação. Me dedicarei com afinco a essa missão, que será muito importante para Pernambuco. Buscarei sempre o diálogo e o equilíbrio fazendo valer a vontade do povo pernambucano e o desenvolvimento do Estado", declarou Luciano Duque.

O deputado, um dos primeiros a apoiar a candidatura de Marília Arraes (Solidariedade), adversária de Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco, também anunciou nesta segunda-feira (6), que a legenda vai compor a bancada independente na Alepe. "A leitura dos quatro deputados é a de que o Governo acabou de assumir e abriu o diálogo com toda Casa, portanto vamos construir coletivamente", pontuou.

Mesmo depois de sua candidata ter perdido a eleição para o Governo, Luciano Duque participou do almoço que Raquel Lyra convocou com os deputados, já como governadora eleita, e também esteve no Palácio do Campo das Princesas, na última sexta-feira (3), quando aconteceu o primeiro encontro entre a chefe do Executivo estadual e os parlamentares que tomaram posse no dia 1º.  "A governadora abriu os números e deu transparência. Ao mesmo tempo, propõe atender às demandas de todos de todos os deputados", observou. Apesar de ver como positiva a postura adotada pela governadora, o ex-chefe de Executivo considera que cada coisa tem seu tempo para acontecer.

"Quando governei, sempre respeitei o contraditório, e no tempo certo me posicionei. Portanto, no momento certo decidiremos coletivamente o caminho", sinalizou Luciano Duque, que governou Serra Talhada, município do Sertão pernambucano, de 2012 a 2020 e fez a sucessora, a prefeita Márcia Conrado (PT).

Luciano Duque foi o segundo mais votado do partido para a Alepe. Obteve 61.411 votos, ficando atrás apenas de Gustavo Gouveia, que regisrou 66.110 votos. Os outros dois deputados eleitos pelo Solidariedade foram Fabrízio Ferraz e Lula Cabral, ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, que chegou a ter a candidatura impugnada, mas entrou com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ganhou.

Veja também

Newsletter