“Sou candidato à presidência da Câmara novamente”, afirma Romerinho Jatobá
Vereador revela o desejo de alçar voos mais altos, mas frisa que foco atual é no mandato
O presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), anunciou, na manhã desta quarta-feira (23), em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, que será candidato à reeleição para a presidência da Casa. “Eu sou candidato à presidência da Câmara de Vereadores novamente", afirmou.
Jatobá, reeleito nas eleições municipais de 2024 com 20.264 votos — o terceiro maior número da história do município —, disse que tem mantido conversas positivas com seus colegas parlamentares sobre a candidatura à reeleição.
"A recepção tem sido muito positiva... estamos conversando com quase todos, tanto vereadores novatos quanto os veteranos, e até agora tivemos 100% de aproveitamento, todo mundo muito animado com nossa candidatura", declarou.
Jatobá também analisou o perfil de novos vereadores e destacou a importância do presidente da Câmara em mediar os debates e manter um bom relacionamento entre eles, especialmente em um cenário com novos parlamentares que trazem pautas ideológicas fortes.
"Recebemos vereadores jovens com perfil de lutar por pautas ideológicas. Já começaram esse debate durante a eleição, e vamos precisar dosar isso bem para manter o respeito e a boa convivência, já que serão quatro anos juntos. Esse é o papel do presidente: mediar essas discussões", afirmou.
Leia Também
• TRE-PE determina a perda do mandato do vereador Henrique Metalúrgico
• Confira quem são os vereadores que não voltarão à Câmara Municipal do Recife em 2025
• Câmara de Vereadores do Recife terá novo perfil a partir de 2025
Apesar dos desafios que o cargo impõe, o presidente acredita que está preparado para lidar com a demanda extra de trabalho que acompanha a presidência da Câmara, sem prejudicar seu mandato.
"Você passa a cuidar da Câmara, dos colegas vereadores, discute mais com o Executivo e participa de muitas discussões. Se você não dosar bem, isso limita seu tempo para cuidar do próprio mandato", ponderou.
Futuro Político
Quanto ao futuro político, deu a entender que a expressiva votação que teve o credencia a disputar, por exemplo, o Legislativo estadual ou federal, mas as prioridades são as entregas que tem que fazer a partir de 2025.
“A nossa votação coloca a gente em uma mesa de disputa. As pessoas comentam em todo canto da cidade: ‘Está na hora de pensar em um voo maior’. Mas, primeiro, eu tenho um compromisso com o Recife, preciso focar nas entregas no próximo ano e, depois, em 2026, pensar no que a gente vai fazer”, afirmou.
No que diz respeito a alçar voos maiores, o presidente da Câmara revelou que essa decisão será em conjunto com seu grupo político e com o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB).
“É lógico que temos o desejo de pensar em algo maior. Tivemos uma votação importante, que dá força a esse desejo, e isso nos traz tranquilidade para conversar com as pessoas e com o grupo político. Vai ser uma conversa com o grupo e com o prefeito João Campos, que é líder do nosso partido. Caminharemos juntos enquanto for possível, pois nossas pautas sempre foram muito alinhadas. Mas, no momento, estou focado em dar retorno às pessoas”, disse.
Confira a entrevista completa abaixo:
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.