Teresa Leitão defende a unidade das forças progressistas e acha cedo pensar em 2024

Senadora eleita deu entrevista à Rádio Folha na manhã desta quarta-feira (9)

Reprodução de Vídeo

A senadora eleita por Pernambuco, Teresa Leitão (PT), corrobora a defesa da vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) em relação à unidade das forças progressistas no Estado. Mas é contra a posição do deputado federal eleito Lucas Ramos (PSB) que já prega a formação de chapa PT e PSB para a eleição à Prefeitura do Recife, em 2024, e até ousa pensar em 2026, para o próximo pleito ao Palácio do Campo das Princesas. "Nem tanto ao céu nem tanto ao mar", disse na manhã desta quarta-feira (9), em entrevista à Rádio Folha FM.

A parlamentar reconhece que a Frente Popular demorou muito a escolher a chapa majoritária - Danilo Cabral ao governo; Luciana Santos, como vice, e ela mesma ao Senado.

"Mas essa antecipação de dois anos não é salutar. Acho que o processo tem que correr. As eleições não serão apenas no Recife. Teremos eleições em todo o Estado", registrou em entrevista online porque a senadora ainda se recupera de uma cirurgina no fêmur.

Teresa Leitão lembrou que Pernambuco não tem histórico de criar dificuldades na hora de criar frentes. A última foi no segundo turno deste ano, quando as forças se uniram para apoiar a ex-candidata Marília Arraes (Solidariedade), mesmo havendo algumas defecções.

"Todas as forças da Frente Popular - com exceção do PP - apoiaram Marília Arraes no segundo turno. O que dificulta é quando um ou outro partido tem posição de hegemonismo, o que também é comum", pontuou.

A senadora eleita acredita que as legendas que se uniram em defesa de Marília permaneçam juntas para garantir a oposição à governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB). O PSB fez dez deputados estaduais e a federação (PT, PCdoB e PV) consolidou mais sete nomes.

"Vamos ouvir os três deputados eleitos pelo Partido dos Trabalhadores. Há reuniões marcadas para isso, inclusive com a federação. Vamos experimentar uma forma nova de fazer política e respeitar a federação que criamos, embora cada partido tenha direito de dar sua opinião", declarou.

Veja também

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter