Teresa Leitão é eleita primeira mulher senadora por Pernambuco
Ela se junta a Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) na Casa Alta
A professora e deputada estadual Teresa Leitão (PT) é eleita a primeira mulher senadora da República por Pernambuco pela Frente Popular. Ela vai representar o Estado na Casa Alta a partir de 1º de fevereiro de 2023 para um mandato de oito anos.
Ela se junta a Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) que estão na metade dos seus respectivos mandatos. Teresa é formada em pedagogia, tem 71 anos, é casada, mãe de três filhas e avó de dois netos.
Em seu 5º mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, Teresa venceu seus dois principais opositores: André de Paula (PSD), da chapa de Marília Arraes, e Gilson Machado (PL), ex-ministro do Governo Bolsonaro. Enquanto os eleitores do espectro da esquerda se dividiram entre dois candidatos ao Governo, Marília e Danilo Cabral (PSB), para a vaga no Senado, a parlamentar conseguiu alcançar a maioria ainda durante a campanha, quando as principais pesquisas já a apontavam como vencedora.
“Comemoro muito porque vou compor a bancada de Lula no Senado. O Bolsonarismo cresceu na Casa Alta e nesse contexto acho importante minha eleição. Vamos agora trabalhar para ganhar no segundo turno com Lula e vou ter a oportunidade de representar Pernambuco como a primeira senadora mulher do Estado. Agradeço a Frente Popular, ao nosso candidato Danilo Cabral, ao PT, aos prefeitos da Frente e a toda minha base social. Professora, sindicalista e deputada estadual não é um perfil comum para ocupar esse cargo”, disse Leitão.