Teresa Leitão preside mesa de debate sobre igualdade salarial com parlamentares do G-20
Evento reúne 35 delegações internacionais em Brasília e visa a troca de experiências entre os países
A senadora Teresa Leitão (PT) presidiu mesa de debate no primeiro dia do Fórum Parlamentar, espaço para troca de experiências entre parlamentares dos países que integram o G-20. Os círculos de discussão finalizam nesta sexta-feira (8), em Brasília. Na primeira parte do evento, aconteceram debates com os temas “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”, e "Combatendo desigualdades de gênero e raça e promovendo a autonomia econômica das mulheres", mediados pela senadora petista.
As parlamentares e os parlamentares que integraram o debate também apresentaram um quadro da situação em seus respectivos países, e apresentaram soluções legislativas.
Teresa Leitão ressaltou a necessidade de se promover políticas públicas concretas que garantam a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres, com capacidade de impactar positivamente a vida das mulheres no mundo. Como experiência brasileira, destacou a Lei 14.611 de 2023, da qual foi uma das relatoras.
A lei determina igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens, “um importante avanço em linha com a recomendação de desenvolver agendas e pautas legislativas para fortalecer os direitos das mulheres".
Silvia Rucks del Bo, coordenadora residente da ONU no Brasil, destacou a importância de as mulheres ampliarem a ocupação dos cargos políticos (hoje, 27%) e gerenciais no mercado de trabalho (28%). “O empoderamento econômico garante mais estabilidade para as famílias e tradicionalmente sua participação torna o processo mais abrangente”, disse.
Já o vice-presidente do Parlamento dos Emirados Árabes Unidos, Tariq Altayer, trouxe ao grupo o ganho que o PIB terá com a inserção das mulheres na economia global: cerca de R$ 26 trilhões de dólares.
Amplitude do evento
O P-20 conta com a participação de 35 delegações de 20 países. Nos três dias do evento, parlamentares discutem problemas e soluções para questões relevantes em áreas como economia, meio ambiente, inclusão, gênero e raça, segurança, entre outros.
O G-20 é um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999. Reúne as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. O grupo responde por cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população mundial.
Leia Também
• “Lula tem uma demanda muito maior que Bolsonaro. Bolsonaro não trabalhava”, afirma Kari Santos
• Jarbas Filho diz que MDB não tem posição fechada para eleição de 2026
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.