Transnordestina gera novo mal-estar entre a governadora e as bancadas federal e estadual

Sem parlamentares, Raquel Lyra recebeu o ministro dos Transportes, Renan Filho, na última sexta (19)

Governadora Raquel Lyra se reúne com ministro dos Transportes, Renan Filho, no Palácio do Campo das Princesas - Foto: Miva Filho/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSDB) ignorou as bancadas federal e estadual e se reuniu no Palácio do Campo das Princesas na manhã da última sexta-feira (19) com o ministro dos Transportes, Renan Filho, alguns secretários de Estado e presidentes de órgãos. Também não chamou a imprensa.

Informou no final que a Transnordestina em Pernambuco está garantida e destacou o anúncio como fruto de seu empenho, resultado de "uma ampla articulação feita pela governadora com o Governo Federal, deputados federais e estaduais". A decisão gerou novo mal-estar entre parlamentares que consideraram "um desacerto".

Nem mesmo integrantes da base do Governo estadual foram convidados. A maioria nem sabia do encontro, e todos acharam muito estranha a postura da chefe do Executivo. Ainda mais porque a bancada federal está mobilizada para discutir o assunto. Uma audiência com o ministro já havia sido solicitada. A ferrovia é prioridade de todos os pernambucanos no Congresso Nacional.

No Estado também. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, na Assembleia Legislativa, o deputado João Paulo Lima e Silva (PT) também desconhecia a reunião. Na segunda-feira (15), o parlamentar realizou audiência pública na Casa de Joaquim Nabuco para fortalecer as discussões.

Passou a semana anterior telefonando para cada um dos 25 deputados federais e os três senadores convidando-os a reforçar a mobilização. Novo encontro está previsto para o próximo dia 29. A extensão da obra no trecho de Pernambuco é de 206 quilômetros.

O ministro assegurou, mais uma vez, iniciar tratativas com a concessionária responsável pelo projeto, para captar investimentos privados e fazer o ramal Salgueiro-Suape. Uma promessa antiga.

 

Juntos pela Segurança
Cinco meses à frente do Governo do Estado e a gestora Raquel Lyra (PSDB) ainda não apresentou as diretrizes e os direcionamentos do programa Juntos pela Segurança prometido para o mês de abril. A cobrança é da deputada estadual delegada Gleide Ângelo (PSB). “Como você extingue um plano como o Pacto pela Vida, onde havia reuniões semanais com pastas transversais do Executivo e não coloca absolutamente nada no lugar?", questiona. A deputada vai propor uma audiência para discutir o assunto.

 

TCE Os candidatos à vaga de conselheiro do Tribunal de Conta do Estado Joaquim Lira (PV) e Rodrigo Novaes (PSB) já protocolaram seus requerimentos. O deputado federal Guilherme Uchoa Júnior e o ex-deputado Tony Gel decidiram sair da disputa. As inscrições seguem até as 18h de segunda (22).

PLENÁRIAS Depois de discutir o Recife e Região Metropolitana e a Zona da Mata Sul, o PT dedica o fim de semana ao Agreste e à Zona da Mata Norte. No sábado (20), a reunião acontece em Caruaru. No domingo (21), em Carpina. Petistas querem se fortalecer para 2024 e já pensam em 2026. 

HOMENAGEM O deputado Rodrigo Farias (PSB) recebe no sábado (20) o título de Cidadão de Belo Jardim. A iniciativa é do vereador Agenildo Marcos de Oliveira, o Ninha de Tuquinha (PP). No município, o deputado teve 3.470 votos na última eleição.

 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

Newsletter