TRE e veículos de imprensa se unem na Frente de Combate à Desinformação de Pernambuco
O objetivo é levar à população informações verdadeiras e precisas em relação às eleições
O Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE), em parceria com vários veículos de imprensa do Estado, lança, na próxima quinta-feira (9), às 15h, na sua sede, no Recife, a Frente de Combate à Desinformação de Pernambuco. A iniciativa busca construir uma articulação entre a Justiça Eleitoral e os veículos de comunicação e entidades representativas do setor para combater a disseminação de desinformação sobre o processo eleitoral. O objetivo é levar à população informações verdadeiras e precisas em relação às eleições, combatendo as chamadas “fake news” e reforçando a importância da imprensa na construção da democracia e da cidadania.
Leia Também
• TRE-PE recebeu quase 500 mil pedidos de atendimento de eleitores em 2022
• TRE-PE esclarece que não votar nos candidatos para outros cargos não anula o voto para presidente
• TRE-PE divulga balanço parcial do atendimento aos eleitores nos últimos 30 dias
O presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, junto com representantes de empresas jornalísticas de diversos segmentos e de várias regiões do Estado, farão o lançamento da Frente no plenário do tribunal.
“A imprensa é fundamental na construção e consolidação da democracia e presta um serviço inestimável à sociedade ao levar informações corretas e precisas sobre tudo que envolve o sistema eleitoral”, afirma o desembargador.
A Frente será articulada pela Assessoria de Comunicação do tribunal junto com os veículos, em um trabalho conjunto de checagem de conteúdos que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens, além do trabalho de assessoria de imprensa.