TRE-PE cassa mandato de vereador de Jaboatão por distribuição de leite em troca de votos

Órgãos entenderam que o político se apropriava de produto destinado a programas sociais para pedir a

Rogério Melo, eleito pelo Patriota em 2020, teve mandato cassado - Foto: Instagram/Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, nesta segunda-feira (15), pela cassação do mandato do vereador Rogério Melo (Patriota), de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. 

A decisão, tomada de forma unânime, diz respeito a um processo por “captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico”; as atividades ilegais foram praticadas durante a campanha eleitoral de 2020. Nas últimas eleições municipais, Rogério Melo se elegeu com 1871 votos

Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), o vereador e pessoas envolvidas em sua campanha distribuíram leite do programa estadual Leite Para Todos em troca de votos e apoio político. A denúncia do órgão é embasada por imagens e declarações de testemunhas.

O vereador tinha acesso ao leite porque ocupava a presidência do Centro Comunitário Marcos Freire durante a campanha; a entidade, de acordo com o MPE, é cadastrada no programa social para a distribuição do produto. A associação, à época presidida por Rogério Melo, recebia 78 litros de leite por dia para distribuição. 

O vereador havia sido alvo, inicialmente, de uma ação de impugnação de mandato eletivo, que havia sido julgada improcedente na primeira instância. No entanto, o TRE acatou recurso do MPE e condenou o político à perda do mandato. 

“Ao vincular a distribuição do leite à obtenção de votos, conseguiu macular o sufrágio de centenas de eleitores do município de Jaboatão dos Guararapes. Nesse contexto, cada eleitor que se convenceu a votar no impugnado em razão do recebimento da benesse irregular teve relevância no resultado final das eleições”, afirmou a desembargadora eleitoral Iasmina Rocha, relatora do caso.

O vereador ainda pode recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter