TRE-PE encerra votação e anuncia que 1% do total das urnas apresentou defeito no Estado
Presidente do TRE-PE destacou que o processo eleitoral ocorreu de forma tranquila e ordeira
Com as votações encerradas às 17h deste domingo (6), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) divulgou o último balanço do primeiro turno das eleições municipais em Pernambuco.
Foram 241 urnas eletrônicas substituídas ao longo do dia, sendo 16 no Recife.
Leia Também
• Canais oficiais do TRE-PE registram mais de 6 mil atendimentos sobre eleições neste domingo (6)
• Novo balanço do TRE-PE registra 206 urnas substituídas até o momento no Estado
• Urnas apresentam poucos problemas neste início de votação diz TRE-PE; saiba onde ocorreu
"Esse número representa apenas 1% do total de urnas no Estado. Está aquém daquilo que a gente estimou inicialmente e do que tivemos na eleição de 2022”, afirmou George Maciel, secretário de tecnologia da informação do TRE-PE.
“O quantitativo ainda pode variar um pouco mais. Como as urnas não têm conexão com a internet, dependemos de informações que ainda virão dos mais de 3.330 locais de votação. Pode ser que, mais tarde, tenhamos um número um pouco maior, mas ainda dentro da normalidade”, complementou.
Ao todo, foram disponibilizadas 23.979 urnas ao eleitorado pernambucano. Os aparelhos substituídos apresentaram falhas diversas, como erro no leitor biométrico e problemas com o software, mas foram trocados a tempo.
Ao anunciar o fechamento das urnas, o desembargador Cândido Saraiva, presidente do TRE-PE, destacou que o processo eleitoral ocorreu de forma tranquila e ordeira.
“Em algumas horas conheceremos os nomes daqueles que foram escolhidos para os cargos de vereador e prefeito em todas as cidades do nosso Estado. Esse é um momento de celebrarmos a cidadania, onde cada voto importa e contribui para o fortalecimento da democracia”, destacou.