Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

TRE-PE estuda mudança de locais de votação em prédios ocupados

Antônio Carlos Alves da Silva, presidente do TRE-PEAntônio Carlos Alves da Silva, presidente do TRE-PE - Clemilson Campos/Folha de Pernambuco
Por Tauan Saturnino
Da Folha de Pernambuco

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, concedeu na manhã desta sexta-feira (28) uma coletiva de imprensa para falar sobre as eleições do segundo turno, que ocorrerão em quatro cidades: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru. Na ocasião, o presidente disse que existe um plano de contingência no caso dos locais de votação onde estejam ocorrendo ocupações em protesto à Proposta de Emenda à Constituição 241, que estabelece um teto de gastos públicos, mas que espera contar com a compreensão da importância da votação por conta dos manifestantes.

“Quanto ao esquema de proteção aos locais, já está garantido e os mesários estão todos treinados. A eleição será um sucesso. Temos um ‘Plano B’ mas, como nos filmes de James Bond, ele tem que ficar secreto. Temos a esperança de que, nesses locais invadidos, as pessoas tenham consciência de se tratar de uma eleição. Eles estão protestando por outros motivos. Se eles liberarem, nós faremos a eleição no local. Caso contrário, estamos com servidores do TRE-PE e com indicações do local onde será feita a eleição. Se divulgarmos pode ser que procurem os locais”, comentou Antônio Carlos.

O corregedor do tribunal, Orson Lemos disse que não existirá dificuldades maiores em remanejar os eleitores, na eventualidade dos manifestantes não permitirem a votação, e disse que o número de eleitores que podem ser remanejados é pequeno. “Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) existem centenas de locais de votação. Não haverá dificuldades, pois são questões de metros. Se for necessário, já estão preparados outros locais e os eleitores serão avisados por faixas e sinalizações. Estamos mapeando, mas não divulgando a tranquilidade exata. Não passam de 7 mil eleitores. No Recife temos mais de um milhão de eleitores e até agora só 7 mil eleitores estão nessa condição. Fica fácil movimentar esse quantitativo de pessoas. As urnas envolvidas são poucas, temos mais de 6 mil urnas. Para transportar 10 é fácil. Estamos em contato com a universidade”, afirmou.

A eleição do segundo turno contará com 6.512 urnas no total, sendo 5.950 delas utilizadas nos locais de votação, 550 de contingência e 12 utilizadas nas mesas receptoras de justificativas. As urnas utilizadas para que se justifiquem a ausência do eleitor estão localizadas em Fernando de Noronha, na antiga sede do TRE-PE, Avenida Rui Barbosa, 320, bairro das Graças, Recife, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Escola José Mário Alves, em Porto de Galinhas, Ipojuca, No Terminal Integrado de Passageiros em Jaboatão dos Guararapes e na Escola Modelo de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho. Caso os eleitores não se justifiquem nesses locais, terão um prazo de 60 dias para apresentar a justificação da ausência em qualquer cartório do país.

Veja também

Newsletter