Túlio Gadêlha e jovens parlamentares entregam propostas de políticas para juventude a Lula
A carta levanta uma série de contextualizações sobre a realidade da juventude brasileira atual
O deputado federal Túlio Gadêlha (REDE-PE), ao lado de outros jovens parlamentares com mandatos atuais e futuros, articulou a construção de um documento com demandas importantes da juventude brasileira para ser entregue ao presidente Lula.
A carta levanta uma série de contextualizações sobre a realidade da juventude brasileira atual, sendo a maior geração de jovens da história do país, de acordo com o Atlas da Juventude e uma série de obstáculos que essa parcela da sociedade vem passando nos campos educacionais, profissionais e da representação política. A carta aponta caminhos para uma política pública feita para e com a juventude brasileira. Entre os pontos estão a reestruturação da Secretaria Nacional de Juventude, de programas como o ProJovem e o Ciência Sem Fronteiras, o fortalecimento da participação social e a aprovação de um Plano Nacional da Juventude.
Os parlamentares se colocaram à disposição para ajudar nessa tarefa. “O documento ressalta diversos pontos sobre a vida da juventude brasileira atual. São 35% de jovens brasileiros que não estudam, nem trabalham, por exemplo. Na contramão, o orçamento da Secretaria Nacional de Juventude teve seu menor orçamento da história, caindo 93,5% em comparação com a média de anos anteriores. É preciso reerguer as políticas públicas para a juventude do país com urgência”, elabora o deputado Túlio Gadêlha.
Além de Gadêlha, assinam a carta os deputados federais Aliel Machado (PV-PR), Célio Studart (PSD-CE), Natália Benevides (PT-RN), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Tabata Amaral (PSB-SP) e Talíria Perone (PSOL-RJ), além dos deputados recém-eleitos Ana Pimentel (PT-MG), Camila Jara (PT-MS), Dandara (PT-MG), Duarte (PSB-MA), Duda Salabert (PDT-MG), Jack Rocha (PT-ES), e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). O documento foi entregue na noite desta terça-feira (9) ao presidente Lula.