Turismo e Educação em Pernambuco sob novos comandos
Governadora Raquel Lyra empossou dois novos secretários em cerimônia no Palácio
Em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, na noite desta quarta-feira (03), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), empossou dois novos secretários. Assumiu a Secretaria de Turismo e Lazer o ex-superintendente da Caixa Econômica em Pernambuco Paulo Nery. Ele ocupou a vaga deixada por Daniel Coelho (PSD), pré-candidato à Prefeitura do Recife este ano. Já a pasta da Educação passa a ser comandada pelo consultor, professor e pesquisador Alexandre Scheneider, que substituiu a ex-secretária Ivaneide Dantas. Ele foi secretário municipal de Educação de São Paulo em duas gestões.
As duas mudanças têm relação com as articulações do Governo para acomodar aliados. Paulo Nery foi indicado pelo PP para compor a gestão. Ele tem uma carreira dedicada à Caixa Econômica. Entre 2017 e 2020, ocupou diversos cargos na instituição, sendo superintendente também nos estados de Alagoas, Bahia e Paraíba. Vários deputados do PP, inclusive, participaram da cerimônia, entre eles, o federal Lula da Fonte.
Alexandre Scheneider é filiado ao PSD e foi secretário de educação municipal, em São Paulo, na gestão de Gilberto Kassab (PSD), entre 2006 e 2012, e na gestão de João Doria (PSDB), entre 2017 e 2019. Filiado ao PSD, ele chegou a concorrer a um cargo eletivo na chapa de José Serra como vice-prefeito da capital paulista, em 2012. O projeto, contudo, não foi bem sucedido.
Ex-secretária
A saída de Ivaneide Dantas da Educação tem ligação, ainda, com a estratégia de Raquel Lyra de descolar a imagem do Governo do Bolsonarismo. Ivaneide foi secretária municipal de educação de Jaboatão dos Guararapes durante a gestão do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira.
A governadora Raquel Lyra destacou que os dois novos secretários chegam para somar na gestão.
"A gente hoje tem a alegria de trazer para o nosso time um cara com muita capacidade de entrega e que vem para somar na estratégia do Governo de melhorar a vida das pessoas nos destinos turísticos do Estado", afirmou, sobre Paulo Nery. Sobre Scheneider, ela disse que ele "trabalhou com muita gente boa e vem emprestar toda a sua capacidade de trabalho, inclusive de consultorias que ele participa no Brasil, para Pernambuco fazer uma melhor educação."
Depoimentos
Paulo Nery afirmou que pretende captar mais turistas para Pernambuco. "Venho para somar, trazer minha experiência de 35 anos de Caixa e a gente vai potencializar e fomentar ainda mais o turismo".
Já Scheneider frisou que vai seguir o plano de governo da gestão. "É uma honra servir a um governo que é comandado por duas mulheres corajosas e determinadas que são exemplo para mim e para o nosso país. É uma honra também estar em Pernambuco, que tem um trabalho na educação de muito tempo, mas ainda há muito a se fazer. Toda essa coisa está descrita no plano de governo de Raquel e Priscila", afirmou.