Um almoço para Paulo Câmara e vários recados: aos grandes e aos pequenininhos

Da esquerda para a direita, o presidente do BNB, Paulo Câmara, o deputado estadual João Paulo Lima e Silva (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Mais que uma homenagem ao presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara, o almoço organizado por empresários e políticos, em um restaurante em Boa Viagem, Zona do Sul do Recife, serviu como recado. Vários recados, vindos de várias frentes.

O primeiro de todos vai para quem criticou o ex-governador e reclamou do que chamavam de inabilidade política. De perfil técnico, Paulo Câmara elegeu-se e reelegeu-se na força do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014). Considerado solidário e fiel, tem hoje a gratidão e o reconhecimento do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Não à toa, a bancada pernambucana do Partido dos Trabalhadores inteira prestigiou o evento: os três deputados estaduais: Doriel Barros, João Paulo Lima e Silva e Rosa Amorim; o deputado federal Carlos Veras; o senador Humberto Costa, primeiro a discursar, e a senadora Teresa Leitão.

Ela fez questão de desvendar o perfil do ex-governador: "Às vezes as pessoas dizem que Paulo não tem, mas ele tem: capacidade política, capacidade de agregar e de reconhecer um aliado", enfatizou.

O presidente do BNB reuniu ontem quase toda a bancada do PSB, partido no qual se aninhou durante nove anos e do qual desfiliou-se para poder assumir a estatal. E juntou mais que isso: correligionários da governadora Raquel Lyra (PSDB) que não perde a oportunidade de criticar sua gestão. Estavam lá o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto,com um discurso institucional, e a deputada Débora Almeida, cada vez mais distante do Palácio das Princesas. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), não participou. Alegou agenda com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), mas seu irmão, o deputado federal Pedro Campos (PSB), compareceu.

Ex-presidente da Copergás e um dos organizadores do evento, André Campos ressaltou que a homenagem demonstrou a importância de um pernambucano à frente do BNB, com um "perfil agregador”.

Quem marcou presença avalia que o encontro abre portas para qualquer caminho político que Paulo Câmara queira seguir.

O presidente do BNB sabe do poder junto à instituição. Disse estar feliz com o duplo privilégio de ter governado Pernambuco e de agora abraçar a missão de fazer o desenvolvimento acontecer junto ao grande, ao médio, ao pequeno e ao pequenininho na hora de liberar créditos.

 

A família Progressistas
O deputado Eduardo da Fonte e o filho Lula da Fonte reconduzidos à presidência e à vice do PP no Estado. O deputado Pastor Cleiton Collins, a vereadora missionária Michele Collins e o filho Alef, no comando do PP Jovem. Os participantes da Convenção Estadual do partido reforçaram em seus discursos o prazer de integrar "essa grande família".

 

ESPERA  Com o aval do senador Humberto Costa (PT), o ex-deputado Danilo Cabral (PSB) aguarda apenas a assinatura do presidente Lula para assumir a Sudene. Dizem que não há possibilidade de o jogo mudar.

INDEPENDENTE Nas andanças pelo Sertão, o deputado Luciano Duque (Solidariedade) encontrou Marília Arraes em Serra Talhada e a governadora Raquel Lyra na Cavalgada da Pedra do Reino, em São José do Belmonte. A agenda com opostas reforça a posição do parlamentar.

MÚLTIPLO  Bastou assumir o cargo de deputado para matar a saudade. Diogo Moraes (PSB) discursou, recebeu cumprimentos e apartes e já presidiu a sessão de ontem.

Veja também

Mergulhadores encontram corpo nas proximidades do naufrágio do navio Concórdia
LITORAL NORTE

Mergulhadores encontram corpo nas proximidades do naufrágio do navio Concórdia

O fim do "Zé Gotinha": a partir de novembro, imunização contra a Poliomelite passa a ser injetável
SAÚDE

O fim do "Zé Gotinha": a partir de novembro, imunização contra a Poliomelite passa a ser injetável

Newsletter