União Brasil oficializa saída do “blocão” governista e deve se aliar ao PSB na oposição
Movimento pode dificultar a tentativa do governo de manter as três principais comissões
O União Brasil oficializou, na noite desta quarta-feira (12), sua saída do “blocão” governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que reúne PSDB, PRD, Solidariedade, Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e PP. O Solidariedade, que teve a saída do bloco cogitada, permanece com o governo. Com a decisão do União, os cinco deputados da sigla podem integrar o bloco de oposição, ao lado de PSB, PSOL e Republicanos.
Com a mudança, a oposição passaria a contar com 20 deputados, enquanto o “blocão” governista ficaria com 23. Outros seis parlamentares, de MDB e PL, seguem independentes. A nova configuração pode dificultar os planos do governo na disputa pelas principais comissões da Casa: Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ); Finanças, Orçamento e Tributação; e Administração Pública.
Leia Também
• Alepe: PP retorna ao “blocão” governista; União Brasil deve sair
• Governo corre o risco de perder as três principais comissões na Alepe
• Doriel Barros e Renato Antunes trocam farpas em sessão da Alepe
Outro fator a ser observado é a posição de Socorro Pimentel (União Brasil), recentemente nomeada líder do governo Raquel Lyra (PSDB) na Alepe. Apesar da mudança de bloco, a deputada deve permanecer na função, já que sua escolha foi uma decisão pessoal da governadora, sem interferência do partido. Nos bastidores, especula-se que Pimentel pode aguardar a janela partidária de março de 2026 para deixar a legenda.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email.