Logo Folha de Pernambuco

Urnas começam a ser preparadas para o segundo turno das eleições em Pernambuco

Trabalhos começaram na manhã desta quarta (19), na Seção de Gestão de Eleições Informatizadas, no bairro do Bongi, no Recife

Preparação das urnas eleitorais para o segundo turno em Pernambuco - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Até a quinta-feira  da próxima semana, dia 27, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) finaliza o processo de preparação das urnas para o segundo turno das eleições 2022 no Estado. 

Os trabalhos começaram na manhã desta quarta-feira (19), na Seção de Gestão de Eleições Informatizadas, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, o maior dos 18 polos e que concentra as 5.600 máquinas do Recife, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Fernando de Noronha. Em todo o Estado, são cerca de 24 mil urnas.

O processo é aberto ao público e é acompanhado por juízes eleitorais, promotores de justiça e representantes do TCU. Um representante das Forças Armadas confirmou que vai observar as ações nesta quinta-feira (20).

As quatro urnas de Fernando de Noronha foram as primeiras a serem configuradas e devem embarcar ainda nesta quarta-feira de navio, para não correr risco com o transporte aéreo. Nem todas as companhias transportam equipamentos com bateria de lítio. Desde o último dia 12, por questão de segurança, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) restringiu pousos e decolagens de aeronaves a jato no aeroporto da ilha. 

Preparação das urnas eleitorais para o segundo turno em Pernambuco
Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A preparação das urnas acontece simultaneamente em todas as zonas eleitorais do Estado, seguindo o calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

"A gente está preparando tudo com o maior carinho, o maior cuidado para que vocês eleitores possam votar com conforto. A gente espera que o segundo turno seja bem mais rápido", declarou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PE, George Maciel.

Segundo ele, o índice de abstenção em Pernambuco foi menor que no restante do Brasil. No país, o percentual ultrapassou os 20%. No Estado, atingiu 18% de ausentes.

"Como bons pernambucanos, vamos dar exemplo de conhecimento político e reduzir ainda mais esse índice. Não deixem a decisão para outros. Exerça seu direito de cidadania. Vocês estarão escolhendo quem vai governar pelos próximos quatro anos. É  importante essa presença. Não deleguem essa decisão para outros", enfatizou George Maciel

No procedimento para o 2º turno, os técnicos inserem nas urnas os dados contidos nas mídias de resultado, que são sincronizados com as informações já presentes nas urnas (inseridas no 1º turno), incluindo os dados dos candidatos a presidente da República e governadoras que disputarão o segundo turno em Pernambuco

Cada equipamento é testado para se verificar se os dispositivos estão funcionando – visor, teclado, impressora, leitor biométrico e avisos sonoros. Em seguida, todos os compartimentos da urna são lacrados, e o equipamento é guardado e identificado com município, número da zona eleitoral, local de votação e seção eleitoral

Dos oito lacres colocados no primeiro turno, apenas um é removido e depois recolocado. Após a lacração, as urnas não passam por mais nenhuma operação antes do dia e hora programados para a votação. Os lacres são assinados pelo juiz ou juíza eleitoral, eventuais representantes de entidades fiscalizadoras e pelo Ministério Público.

O mesmo procedimento vale para os dois municípios pernambucanos onde haverá eleições suplementares no próximo dia 30, quando os eleitores escolherão também os prefeitos: Joaquim Nabuco, na Zona da Mata Sul, e Pesqueira, no Agreste. Pesqueira conta com 50.776 eleitores e 166 urnas e Joaquim Nabuco tem 13.574 inscritos, votando em 42 urnas eletrônicas.

"A gente deu show no primeiro turno. Conseguiu entregar o resultado dentro do previsto, às 22h, praticamente consolidado.Talvez no segundo turno seja ainda mais rápido", aposta, acrescentando que o eleitor pode ficar despreocupado quando o assunto é urna eletrônica. "Nosso processo é reconhecido mundialmente como de muita segurança. A gente faz isso há 26 anos e com maestria", assegurou  secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PE

Em Pernambuco, são 557 técnicos responsáveis por testar os equipamentos e inserir informações dos candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral. A equipe do tribunal está encarregada de garantir a segurança e transparência das urnas eletrônicas.

Veja também

Newsletter