Logo Folha de Pernambuco

Urnas eletrônicas terão guia em Libras para facilitar voto de eleitores surdos

Outros recursos continuam, como teclas em Braile e a audiodescrição

Recursos foram apresentados pelo TRE-PE - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Depois das teclas em Braile e os recursos de audiodescrição, que beneficiam os eleitores cegos, as urnas eletrônicas passam a contar este ano com um guia da Língua Brasileira de Sinais (Libras), no lado inferior direito da tela, que facilita a votação de pessoas surdas.

Os novos recursos foram apresentados, na tarde desta terça-feira (26), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), no Recife, a pessoas com deficiência auditiva, deficiência visual, intérpretes de Libras e representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud/Recife).
 



Segundo o assessor chefe de Planejamento de Gestão Estratégica do TRE-PE, Acácio Leite, com o novo recurso, a cada voto o intérprete de Libras irá dizer ao eleitor, por sinais, o voto dele para deputado estadual, deputado federal, governador e presidente. “Os demais recursos permanecem”, lembrou ele.

O professor de Libras Antônio Cardoso, que é surdo, disse, com a ajuda de uma intérprete, que o novo recurso vai motivar as pessoas com deficiência auditiva a irem votar.

Os eleitores com alguma deficiência também podem requisitar a mudança do seu local de votação para uma seção com maior acessibilidade. Para isso, é necessário que os interessados compareçam a qualquer cartório eleitoral, até o dia 18 de agosto, e preencham o formulário de requerimento.

Veja também

Putin ordena "produção em série" de mísseis hipersônicos "Oreshnik"
GUERRA

Putin ordena "produção em série" de mísseis hipersônicos "Oreshnik"

PGR deve denunciar Bolsonaro no início de 2025; STF pode julgar ação no 1º semestre de 2025
EX-PRESIDENTE

PGR deve denunciar Bolsonaro no início de 2025; STF pode julgar ação no 1º semestre de 2025

Newsletter