Vaga na Alepe pode abrir disputa interna

A linha sucessória da vaga deixada por José Patriota é cercada de incertezas

Alepe concede medalha Joaquim Nabuco a dez personalidades pernambucanas - Divulgação

A linha sucessória da vaga deixada pelo deputado estadual José Patriota é cercada de incertezas e pode abrir uma disputa interna no PSB. O posto deve ser ocupado pelo primeiro suplente do partido socialista. No entanto, há incertezas sobre a composição.

O vereador do Recife Davi Muniz (PSD), que é o primeiro suplente da sigla, trocou de partido na janela partidária deste ano, e foi para o PSD, o que abriu uma brecha jurídica. Segundo a legislação eleitoral, as vagas do Legislativo pertencem aos partidos e não aos candidatos, o que pode levar a agremiação e os demais suplentes a questionarem o tema na Justiça Eleitoral. Pela ordem, o segundo suplente Júnior Matuto, candidato a prefeito de Paulista, pode ficar com a vaga. Caso ele seja eleito, o terceiro suplente é Cayo Albino.

Muniz não quis comentar o assunto em respeito à morte de Patriota e enfatizou seu foco na campanha para vereador, mas disse: "É importante destacar que concorri às eleições de 2022 e recebi quase 41 mil votos dos pernambucanos. Sou diplomado, e somente o TRE tem a competência para qualquer decisão sobre o meu diploma."

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) disse que “a convocação do suplente é assunto interno da Casa Legislativa seguindo a ordem de suplência da eleição. A Justiça Eleitoral só se pronuncia se houver algum questionamento sobre o fato pela via adequada”.

Conforme o regimento interno da Alepe, a vacância será declarada pelo presidente da Casa e a convocação do suplente deverá ocorrer em até dois dias úteis. O suplente terá 30 dias para tomar posse e deve apresentar a documentação necessária para assumir.

Veja também

Proibição de celulares nas escolas tem versão "intermediária" pronta para ser votada na Câmara
EDUCAÇÃO

Proibição de celulares nas escolas tem versão "intermediária" pronta para ser votada na Câmara

Lula critica ONU, na véspera da Assembleia Geral: "Não tem coragem de criar o Estado Palestino"
MUNDO

Lula critica ONU, na véspera da Assembleia Geral: "Não tem coragem de criar o Estado Palestino"

Newsletter