Logo Folha de Pernambuco

Veja a sabatina com Sebastião Oliveira (Avante), candidato a vice na chapa com Marília (SD)

A sabatina acontece no programa Folha Política, na Rádio Folha FM 96,7

Sabatina com Sebastião Oliveira - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Assista à sabatina na Rádio Folha FM 96,7 com Sebastião Oliveira (Avante), candidato a vice-governador de Pernambuco na chapa encabeçada por Marília Arraes (Solidariedade).

A sabatina acontece no programa Folha Política, que começa às 11h30, e tem duração de 30 minutos. 

Assista ao vivo:

A entrevista é ancorada pelo radialista Jota Batista e tem a participação dos colunistas Renata Bezerra de Melo e Edmar Lyra.

A série de sabatinas com os postulantes a vice de Pernambuco acontece até o próximo dia 13 de setembro.

Veja os principais pontos da entrevista

Pesquisa Ipespe

Recebemos com muita honra o fato de os pernambucanos estarem assimilando nossa chapa como a melhor alternativa. Mas temos a consciência de que não ganhamos nada. Tem muito chão pra percorrer. Nós não acomodamos quando vemos pesquisa. Zona de conforto nunca foi o nosso lugar. Queremos massificar a mensagem de mudança em Pernambuco alinhado com Lula. Marília tem demonstrado um crescimento significativo, mas não temos nenhum conforto.

Aliança com o PSB

A questão determinante foi a falta de gestão do governo. Nos últimos oito anos, o Governo do Estado, com todo o respeito que eu tenho a Paulo Câmara, decidiu não fazer gestão. De 2007 a 2010 eu participava de monitoramento, como secretário de Transportes, a cada 15 dias. Isso gerou uma série de obras entregues para a população, como a duplicação da BR-408. Tive a oportunidade de ser secretário novamente em 2015 e participei de três monitoramentos. O Governo foi corroendo em relação à infraestrutura, saúde. Existem outros fatores: o candidato mudaram o curso natural do rio. E aí pode ter risco de seca ou enchente. Equilíbrio fiscal foi perfeito, mas fazer entrega para a população não foi. Marília Arraes vem de uma aliança ainda com Miguel Arraes com o meu pai. A afinidade da família Arraes com Oliveira vem de 1986. Ela está preparada e com o sangue renovado para trabalhar por Pernambuco.

Segundo turno

É uma visão muito pessoal. Meu sentimento é de que Danilo não vai ao segundo turno. Quem deve ir deve ser Anderson Ferreira ou Raquel Lyra, mas é algo muito pessoal. Mas tem muito ainda. Pode até não ter segundo turno.

Arco Metropolitano

Precisamos primeiro consolidar Suape como o melhor porto de negócios do País. Marília tem consciência de que, sem o arco e a retomada da Transnordestina em direção a Suape, ele não será pleno para roda a economia do País. Temos um problema com a parte norte, por causa do licenciamento ambiental, mas a sul tá livre. As estradas estão ruins por uma decisão do governo. Marília tomou uma decisão: disse que vai investir 10% com a receita corrente líquida do Estado em infraestrutura viária. Que deve, inclusive, retomar o arco viário. R$ 4 bilhões só no primeiro ano de Marília é mais do que Paulo Câmara investiu nos oito anos.

Assumir cargo

Quando eu fui me reunir com Marília, eu só pedi que não queria mais ser secretário. Quero colaborar com a gestão dela. Possibilidade zero. Temos um grupo de apoio bom que construíram o nosso plano de governo e eles estão qualificados.

Orçamento secreto

Tem um portal onde qualquer um pode entrar lá e propor uma emenda. Os deputados podem fazer apoio e fazer com que aquela emenda saia. Não existe orçamento secreto. O que fizeram com Marília foi pior: disseram que ela votou em Arthur Lira porque ia ganhar uma parte do Orçamento Secreto. Então quer dizer que Danilo ganhou, já que ele manifestou voto em Lira. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Muitos deputados do PSB foram agraciados.

PSB

Já começou a bater. Quanto maior o desespero, pior. O PSB é craque nisso. Fizeram isso com Marília em 2020. O PT era tudo que não prestava na época e hoje o jogo virou. Querem Lula quando ele é conveniente ao PSB. A população pernambucana não esquece que Danilo Cabral se licenciou na secretaria pra votar a favor do impeachment contra Dilma. Em troca, o PSB recebeu um ministério, que foi fruto de um acordo com a bancada do partido.

Relação com um eventual segundo governo Bolsonaro

Não trabalhamos com esta hipótese. Acho que o vento está soprando para uma mudança e tende a ser de esquerda. Obviamente, se uma catástrofe dessa ocorrer, Marília terá absolutamente a tranquilidade de saber que é uma chefe de estado. E que chefe de estado precisa dialogar com o chefe supremo da República. No nosso governo, os prefeitos também terão respeito, independentemente em quem tenha votado. Quem ocupar a cadeira de presidente sabe que Pernambuco é um estado importante. Aos prefeitos que estão sofrendo perseguição do PSB: nenhum sofrerá algo do tipo.

Marília nos debates

Eu acho que Marília tem que ir a alguns debates. A agenda dela está lotada. Não sei como ela, gestante, aguenta esse ritmo. Se vocês viram o nível do último debate, foi terrível. Me recusei a continuar, pois as agressões e baixarias foram muito grandes. Queremos evitar o desrespeito do povo pernambucano, pois as pessoas querem ouvir propostas. Não é que ela não vá aos debates. Alguns ela irá, ainda no primeiro turno, inclusive.

Governabilidade de Marília

Eduardo passou pelo mesmo em 2006. Ele elegeu a minoria na Alepe e na Câmara Federal. Será uma governabilidade muito amistosa, de muita conversa com os atores políticos. Marília é a única que tem condições de unir Pernambuco. Depois dessa briga feia dos candidatos, temos condições para unir Pernambuco. Eduardo já fez isso uma vez e temos esperança de que a candidata mais preparada para dialogar.

Veja também

Newsletter