Vereador Marco Aurélio Filho se rende a convite de João Campos e será secretário de Direitos Humanos
Decisão reduz espaço do PV na Câmara do Recife e aumenta presença petista, que agora terá três vereadores
Depois de ter-se articulado para ocupar uma vaga na mesa diretora da Câmara do Recife, na tentativa de escapar de uma indicação para o primeiro escalão no Executivo municipal, o vereador Marco Aurélio Filho (PV) não resistiiu ao convite do prefeito João Campos (PSB). Assume, a partir de janeiro, a Secretaria de Diretios Humanos e Juventude da capital pernambucana.
Presidente do Partido Verde no Recife e presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara, o vereador já tinha conquistado apoio unânime das vereadores da Federação PT-PV-PCdoB para disputar espaço na mesa. A posição ainda não estava definida, mas a decisão era consenso entre as vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB); Flávia de Nadegi (PV); Kari Santos e Liana Cirne, ambas do PT.
"Entendo que um bom aliado está sempre pronto quando convocado pelo seu líder para uma nova missão. A Secretaria de Direitos Humanos e Juventude é uma pasta fundamental para a efetivação dos direitos daqueles que mais precisam e que nosso mandato protagonizou nos últimos anos na Câmara Municipal", argumentou o vereador, convidado pessoalmente pelo prefeito, na manhã do último sábado (28), durante reunião que durou aproximadamente duas horas
O vereador tem forte inserção nas comunidades e a pauta em defesa do movimento brega o aproximou ainda mais da juventude. "O sentimento de coletividade da Federação e a união de forças políticas em torno da Frente Popular também nos encorajaram a enfrentar o que iremos construir a partir do ano que vem", reforçou Marco Aurélio Filho, que, na tarde do sábado, arrematou a conversa com o vice-prefeito eleito, Victor Marques (PCdoB).
Leia Também
• Composição do secretariado no Recife em meio ao Baile do Menino Deus
• João Campos une nomes técnicos e políticos no secretariado
• Nomes para secretariado de João Campos mexem na composição da Câmara e da Assembleia
Câmara
Com a ida do vereador para a secretaria, o PV perde um representante que exerceria o segundo mandato, tendo obtido mais que o dobro de votos do primeiro (5.810 votos, em 2020, e 12.424 em outubro último) e abre espaço para o PT na Casa de José Mariano. O vereador Osmar Ricardo não conseguiu se reeleger em outubro e tornou-se o primeiro suplente da Federação PT-PV-PCdoB.
A escolha do secretário de Direitos Humanos e Juventude foi anunciada pelas redes sociais do prefeito no noite de sábado. "Ele (Marco Aurélio Filho) será responsável pela articulação interna e pelo diálogo com instituições e representações para a promoção e defesa de direitos fundamentais", diz parte do texto.
O vereador também é o idealizador do movimento #SomosACidadeQueQueremos, iniciativa que busca ouvir as comunidades e incentivar a participação popular na construção e consolidação das políticas públicas. É ainda, destaca o texto, embaixador do Programa Lixo Zero em Pernambuco.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email.