Vereadora Ana Lúcia promove debate sobre violência nas redes sociais

A Câmara do Recife realizará, na sexta-feira, 17, um debate sobre violência virtual. A iniciativa é da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que destacou a importância da abordagem do tema durante o Setembro Amarelo.

“Estamos vivendo uma campanha que tem como o objetivo a valorização da vida, e temos casos recentes de pessoas que cometeram suicídio após serem agredidas nas redes sociais. Muitas vítimas do cyberbullying, com as agressões virtuais sofridas, passam a sofrer com sérios danos em sua saúde, com problemas psicossomáticos, problemas comportamentais e psíquicos, transtorno do pânico, depressão, anorexia, bulimia, fobia escolar, fobia social, ansiedade generalizada, automutilação, dentre outros. Traumas e consequências do bullying virtual são dramáticos", disse a vereadora.

Entre os convidados para participar da audiência pública virtual, que será iniciada às 15 horas, estão psicólogos, representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de Pernambuco, da Secretaria de Direitos Humanos, do Departamento de Polícia de Crimes Digitais da Polícia Civil do estado, e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

A prática da violência virtual, o cyberbullying, é crime, e de acordo com o Código Penal Brasileiro, quando o agressor é menor de idade, os pais ou responsáveis respondem pelas infrações diante do tribunal. As penas variam de   indenizações por danos morais, até quatro anos de reclusão. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, o Brasil é o segundo país no ranking de cyberbullying no mundo.

Veja também

Setembro Verde: SES-PE realiza caminhada pelo "Sim" à doação de órgãos neste domingo (22)
Saúde

Setembro Verde: SES-PE realiza caminhada pelo "Sim" à doação de órgãos neste domingo (22)

UFPE aumenta em 40% número de vagas para curso de Sistemas de Informação em 2025
educação

UFPE aumenta em 40% número de vagas para curso de Sistemas de Informação em 2025

Newsletter