Vereadores aprovam reforma administrativa de João Campos
Projeto segue para sanção do prefeito
O Projeto de Lei (PL) de reestruturação administrativa da Prefeitura do Recife foi aprovado na Câmara dos Vereadores do Recife em segunda discussão na manhã desta sexta-feira (27). A matéria segue para sanção do prefeito João Campos (PSB).
De autoria do próprio Executivo, a proposta cria as secretarias de Ordem Pública e Segurança, Administração, Articulação Política e Social e Relações Institucionais, Cidadania e Cultura de Paz, entre outras.
Entre os vereadores presentes, 27 votaram a favor, e quatro votaram contrários. Foram eles, os vereadores Doduel Varela (PSD), Felipe Alecrim (Novo), Michele Collins (PP) e Fred Ferreira (PL).
João Campos já anunciou os titulares de 18 das 28 secretarias que existirão no segundo mandato. Esse movimento teria deixado a oposição aborrecida num primeiro momento, questionando a antecipação dos nomes e o aumento no número das secretarias.
Leia Também
• Câmara aprova reforma administrativa de João Campos em primeira votação
• Projeto da Reforma Administrativa é aprovado em comissões da Câmara do Recife
• Reforma administrativa e eleição para mesa diretora na pauta da Câmara do Recife
Na sessão de hoje, o líder do grupo vereador Felipe Alecrim (Novo), liberou a bancada para votar, mas isso não mudou o voto dos parlamentares que já tinham se posicionado contra o projeto na primeira votação.
Com um saldo geral de boa aprovação dos projetos do Executivo, o líder do governo João Campos, vereador Samuel Salazar (MDB), atribuiu o êxito à articulação feita com os vereadores.
"É fruto de muita conversa, muita articulação, respeito a todos os pares na Casa. Por isso, a gente conseguiu hoje encerrar a legislatura com essa votação de hoje, viabilizando mais uma aprovação", declarou Salazar.
Secretários
Na mesma sessão, foi aprovado, também em segunda votação, o aumento dos salários dos secretários municipais do Recife, que passa a ser de R$ 24 mil reais a partir da sanção do projeto, que segue junto com a reforma administrativa para o gabinete do prefeito João Campos.
Na última sessão da Câmara de Vereadores do Recife desta legislatura, o presidente da Mesa Diretora, vereador Romerinho Jatobá, fez um balanço positivo dos quatro anos, afirmando ter alcançado um récorde de produtividade na Casa José Mariano.
Romerinho é candidato à reeleição para a Presidência do Legislativo municipal e enfatizou que seu nome é unanimidade entre os demais vereadores. Ele acredita que não haverá novidades até a realização da eleição, no dia da posse, em 1º de janeiro.
"Temos conversado muito com os vereadores e a gente encontra um ambiente muito favorável ao nosso nome. Muitas declarações públicas foram feitas e não teremos novidades. Estamos bem traquilos quanto a isso, temos confiança nos nossos pares", pontuou o parlamentar.
Agradecimento
O prefeito João Campos fez uma publicação no X (antigo Twitter) para agradecer aos vereadores pela aprovação do projeto. O gestor reforçou a intenção de otimizar a gestão para garantir mais ações.
Confira a publicação de João Campos:
Quero agradecer à Câmara dos Vereadores pela aprovação da reforma administrativa da @prefrecife. Este foi um projeto pensado, construído para dar ainda mais agilidade e otimizar a gestão e as entregas que vamos realizar para os recifenses em nossa segunda gestão, a partir do ano…
— João Campos (@JoaoCampos) December 27, 2024
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.