Logo Folha de Pernambuco

Victor Marques ganha protagonismo no começo do governo João Campos

Prefeito entra em recesso, e vice assume interinamente a administração municipal pela primeira vez

Victor Marques e João Campos celebram vitória histórica no Recife - Foto: Rafael Melo / Folha de Pernambuco

O vice-prefeito do Recife e secretário de Infraestrutura, Victor Marques (PCdoB), assumiu interinamente a liderança da Prefeitura do Recife na última sexta-feira. O prefeito João Campos (PSB) anunciou, em suas redes sociais, que entrou em recesso para um breve período de descanso, sem especificar quantos dias exatamente. Com isso, esta é a primeira vez que Marques ocupa o comando do Executivo municipal.

O fato de Victor Marques assumir a gestão logo no início do segundo mandato de João Campos demonstra a relação de confiança entre prefeito e vice, além da disposição de dar destaque ao vice-prefeito nos primeiros dias do governo. Victor Marques ainda foi escalado por João Campos para assumir a Secretaria de Infraestutura, uma das pastas mais estratégicas e responsável por algumas das principais ações da administração.

Nos afastamentos do chefe do Executivo, o vice-prefeito é o responsável por assumir a liderança da prefeitura. No entanto, a interinidade de Victor Marques possui um componente especial. Isso porque o nome de João Campos é cotado para disputar as eleições em 2026 contra a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Caso, de fato, o socialista concorra ao governo, ele terá que deixar a prefeitura do Recife já no ano que vem. Com isso, Victor Marques se tornaria o prefeito do Recife até o fim de 2028. Com isso, até o prazo de desincompatibilização para o pleito, os olhos estão voltados para o trabalho de Victor Marques. 

Publicação

 João Campos fez questão de destacar a transmissão de cargo para Victor Marques nas suas redes sociais e ressaltar que, apesar de sua ausência, a gestão municipal continuará com ritmo intenso sob o comando do seu vice.

"Victor vai seguir o trabalho e a gestão da prefeitura, e eu não vou estar passando o cargo, vou passar a serviço e trabalho", afirmou o prefeito.

Continuidade
Victor Marques, por sua vez, ressaltou a responsabilidade de assumir a função e dar continuidade aos projetos da administração municipal. “É uma honra assumir interinamente a Prefeitura do Recife logo no início da gestão, durante o merecido recesso do prefeito João Campos. Minha missão neste período é dar continuidade ao trabalho que tem transformado a nossa cidade”, disse Marques.

O prefeito em exercício garantiu que sua atuação interina será marcada pela continuidade das entregas e pela proximidade com a população. “Governar é estar presente e dialogar. Cada dia dessa interinidade será dedicado a trabalhar ainda mais e avançar no que já começamos, reforçando o ritmo intenso que marca a gestão do prefeito João Campos”, concluiu.  
  
Primeiro dia  
Na última sexta-feira, em seu primeiro dia como prefeito interino do Recife, Victor Marques acompanhou a execução de uma obra de contenção definitiva de encosta no Córrego do Beiju, em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. A intervenção, que conta com um investimento de R$ 8,5 milhões, beneficiará diretamente mais de 400 moradores da área.

"É isso que acontece quando juntamos soluções inovadoras, vontade política e disposição para ouvir as necessidades de quem mais precisa: transformamos de verdade a vida das pessoas. Aqui, o impacto da obra é a segurança e a tranquilidade que ela vai trazer para as 400 pessoas que moram na região", destacou Marques.

A obra utiliza técnicas de solo grampeado, biomanta vegetal e concreto projetado para garantir a estabilidade do terreno e proteger as famílias que vivem na área de risco. Além disso, o projeto inclui a construção de muros de arrimo, canaletas de drenagem e corrimões com guarda-corpo.

Desde 2021, a gestão municipal já concluiu 136 obras de contenção definitiva de encostas, beneficiando diretamente mais de 11 mil famílias, com um investimento total de R$ 214 milhões. 

Veja também

Newsletter