Washington Amorim é empossado como desembargador do TRE-PE nesta quinta-feira (13)
Ele assume vaga destinada à advocacia e reforça compromisso com a Justiça Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, na tarde de ontem, a sessão solene de posse do advogado Washington Amorim como membro efetivo da Corte.
Ele ocupará uma das vagas destinadas à advocacia, após nomeação feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em outubro do ano passado.
Amorim destacou a responsabilidade do novo cargo.
“É com grande honra e profundo senso de responsabilidade que assumo o cargo de desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco”, afirmou.
A vice-governadora de Pernambuco, Priscilla Krause, que esteve na solenidade representando a governadora Raquel Lyra (PSDB), ressaltou ainda a relevância do momento para a Justiça Eleitoral.
"É um momento significativo para o TRE e para a Justiça Pernambucana. A chegada do dr. Washington representa um marco, sendo um magistrado amplamente reconhecido pelos serviços prestados, sua retidão, coerência e compromisso com o interesse público ", declarou.
Presenças
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, e contou com a presença de diversas autoridades, advogados, representantes da sociedade civil e membros do Poder Judiciário.
Também estiveram presentes desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, membros do Ministério Público Eleitoral e dirigentes de instituições jurídicas do estado.
O diretor do Grupo EQM Domingos Azevedo participou da solenidade, representando o presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro.
“É um evento de grande importância para o Estado. Dr. Washington tem uma trajetória marcante no Tribunal e na Justiça, e para o Grupo EQM é fundamental estarmos presentes neste momento. É uma honra representar a Folha de Pernambuco e trazer, em nome do presidente, nosso abraço e reconhecimento pessoalmente”, declarou Azevedo.
Perfil
Washington Luís Macêdo de Amorim, 55 anos, tem uma extensa trajetória na área do Direito Público e Empresarial. Natural de Pernambuco, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui especialização em Direito Eleitoral.
Leia Também
• Jaboatão dos Guararapes ganha novo posto do TRE-PE
• Posto de atendimento do TRE-PE no Shopping Guararapes abre nesta sexta-feira (7)
• TRE-PE realiza posse solene do desembargador Washington Amorim nesta quinta-feira (13)
Antes da nomeação como membro efetivo do TRE-PE, já havia atuado como desembargador substituto na Corte Eleitoral em dois biênios (2018-2020 e 2021-2023), além de exercer os cargos de ouvidor e ouvidor substituto.
Amorim também integrou comissões jurídicas e colaborou em ações voltadas à transparência e ao aperfeiçoamento dos processos eleitorais no estado. Além disso, é procurador concursado do município de Vitória de Santo Antão e já ocupou o cargo de procurador-geral de Jaboatão dos Guararapes.
Na docência, atuou como professor convidado em cursos de Direito Eleitoral, contribuindo para a formação de novos juristas na área. O biênio do novo desembargador no TRE-PE seguirá até janeiro de 2027, com possibilidade de recondução por mais dois anos.