Washington Luís Macêdo de Amorim é nomeado desembargador titular do TRE-PE
Nomeação de Washington Luís foi divulgada no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente Lula
O advogado e presidente da subseção Vitória de Santo Antão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Mata Sul de Pernambuco, Washington Luís Macêdo de Amorim, foi nomeado desembargador titular do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
A nomeação foi divulgada no Diário Oficial da União da quarta-feira (16) e assinada pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o documento, Washington Luís Macêdo de Amorim, de 54 anos, assumirá a vaga de Carlos Gil Rodrigues Filho, que terminou seu segundo mandato no TRE-PE em junho deste ano.
"É uma satisfação integrar e voltar àquela corte enquanto titular. Darei o meu melhor para desempenhar essa missão. Julgar bem, julgar com justiça é um ato de muita responsabilidade", afirmou Washington em entrevista à Folha de Pernambuco.
Amorim, que é membro da Corte Eleitoral do TRE-PE na classe jurista, ocupou, inicialmente, a cadeira de desembargador eleitoral substituto em maio de 2019.
Ao final do biênio, em abril de 2021, foi reconduzido ao cargo também por decisão do presidente Lula, mediante decreto, e permaneceu por mais dois anos, acumulando, ainda, o cargo de ouvidor.
Depois, permaneceu realizando trabalhos na área de advocacia e também na procuradoria de Vitória de Santo Antão, onde atua como procurador de carreira, e presidindo a OAB-PE da mesma cidade.
O processo de indicação de Amorim ao cargo de desembargador titular do TRE-PE foi iniciado em março deste ano, por meio de votação no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Ele recebeu 49 votos, sendo, entre três nomes, o escolhido majoritariamente para a vaga.
A nomeação, por sua vez, dependia do presidente Lula, que o nomeou desembargador titular nessa quarta-feira (16), em publicação no Diário Oficial da União.
"O sentimento é de gratidão a Deus e aos desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que, em uma votação expressiva, indicaram o meu nome para retornar ao Tribunal Regional Eleitoral", expressou Washington Amorim.
Agora nomeado, o desembargador informou que entrará em contato com o presidente do TRE-PE, Cândido Saraiva, para agendar a data da posse, que deve ocorrer nos próximos 30 dias.
Amorim lembrou que o TRE-PE é composto por dois desembargadores do Estado, um desembargador federal, dois juízes da Capital e dois advogados, e que essa dinâmica é muito enriquecedora.
"Para mim, foi, tem sido e tenho essa perspectiva de que será muito enriquecedor do ponto de vista pessoal e profissional. O Tribunal Regional Eleitoral é um ambiente extremamente positivo. É um tribunal de excelência, premiado por anos como o melhor Tribunal Regional Eleitoral do Brasil, tem um selo diamante do CNJ", destacou o desembargador.
Currículo
O primeiro da família a ingressar na área jurídica, Washington relembrou sua trajetória profissional. Ele é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda (1991), graduado em Letras pela Fundação do Ensino Superior de Vitória de Santo Antão (1992) e pós-graduado pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (1995).
Fez especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2000, em Direito Administrativo pela UFPE (2003) e em Direito Processual Civil pela Uninassau (2018).
“Fui procurador autárquico da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão durante 8 anos. Também fui consultor jurídico, advogado militante e tenho uma sociedade civil de advogados com escritório em Vitória de Santo Antão e no Recife (Washington Amorim & Advogados)”, detalhou.
Além de presidir a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Vitória de Santo Antão, desde 1998 até os dias atuais, Washington Luís Macêdo de Amorim também é procurador concursado na mesma cidade, desde 2008, mediante concurso, e já foi procurador-geral emprestado na cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
Confira, abaixo, outras atividades exercidas por Washington Luís Macêdo de Amorim:
- Especialista em Justiça Constitucional pela Universidade de Pisa/Itália (2023);
- Specializzazione in Alta Formación en Justicia Constitucional Y Tutela Jurisdiccional pela Universitá di Pisa, Itália (2023);
- Corso Di Alta Formazione in Giustizia Costituzionale e Tutela Giurisdizionale Dei Diritti pela Universitá di Pisa, Itália (2023);
- Mestrando em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco;
- Consultor Jurídico do Município de Glória do Goitá (2005 e 2014 a 2016);
- Consultor Jurídico do Instituto de Previdência do Município da Vitória de Santo Antão (2008);
- Advogado e Consultor Jurídico do Município do Moreno (2006/2008);
- Consultor da Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão (1999/2000);
- Consultor da Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão (2005);
- Advogado-Chefe do Contencioso do Município da Vitória de Santo Antão (2003/2005);
- Membro do Instituto dos Advogados de Pernambuco, desde 2015;
- Professor Honorário da Escola Superior da Advocacia de Pernambuco (desde 2016);
- Consultor Jurídico da Câmara Municipal de Gravatá, através do escritório Washington Amorim & Advogados;
- Membro do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral, desde 2018;
- Membro da Comissão de Jurisprudência do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco;
- Membro da Comissão de Concurso Público para serventias judiciais da Comarca da Vitória de Santo Antão (1992).