Administre melhor o tempo

Você tem que ter foco, listar as alternativas que tem e analisar a que realmente tem condições de executar - Arte/Folha
Trabalhar. Estudar. Dormir. Fazer três refeições ao dia. Praticar exercícios físicos. Cumprir com os afazeres domésticos. Projetar o futuro e colocar em marcha os planos para torná-lo concreto. Conciliar essas e outras atividades representa um grande desafio presente no cotidiano de quase todo mundo: é resolver uma equação em que o tempo é a principal variável. Dificuldade para muitos, a boa administração desse recurso tão precioso é algo que contribui decisivamente para alcançar melhores resultados - ainda mais durante um período de crise econômica, quando sempre é tempo de complementar renda.

Uma boa gestão do tempo passa por uma avaliação realística e, depois, pela organização das obrigações que cada um tem a fazer, sobretudo se o objetivo é se comprometer com uma atividade econômica secundária. É o que recomenda o coach Hélio Pereira, da Coach Recife. “A gente só tem uma quantidade limitada de tempo por dia. Primeiro, o que você tem que julgar é quanto tempo eu tenho para essa atividade complementar? Essa estimativa é realista? Você tem que ter foco, listar as alternativas que tem e analisar a mais viável, a que você realmente tem condições de executar. Gaste tempo fortalecendo o seu objetivo”, aponta.

Criando listas

Apesar de serem ferramentas muito úteis para alguns, listas de coisas a fazer podem também gerar muita ansiedade. Segundo o consultor organizacional Steven Smrekar, o segredo para minimizar esse aspecto negativo é organizar as atividades de acordo com a expectativa de tempo que elas levarão para ser concluídas. “Não é simplesmente anotar. Para aumentar a produtividade, a gente começa a separar as atividades entre as mais rápidas e as que demandam mais tempo. Toda vez que a gente monta uma lista dessas, a gente prioriza as atividades mais rápidas”, explica.

Outra maneira bem produtiva de classificar tarefas é organizá-las de acordo com seu grau de urgência e importância. “O que acontece com pessoas que não estão preocupadas com gestão de tempo é que elas dão prioridade a coisas urgentes e deixam de lado coisas importantes. É preciso definir um tempo para realizar as ações. Se a gente pensar em uma ótica muito prática, tem que pegar as atribuições do dia a dia e determinar um prazo para elas.

Sem bagunça

Além de organizar atividades a fazer, alguém preocupado com a boa gestão do tempo deve também tomar algumas atitudes pequenas que fazem a diferença na forma co­mo a mente humana trabalha. De acordo com Steven Smrekar, manter um ambiente de trabalho limpo e arrumado é essencial. “Quanto mais bagunçado está seu ambiente de trabalho, mais disperso você vai ser. Quando sua mesa está bagunçada, você tem acesso a assuntos diversos dentro do campo de visão. Efetivamente, ambientes bagunçados são menos produtivos do que um ambiente limpo. Quando você arruma as coisas, começa a dar foco naquilo que está na sua frente”, conclui.

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