Aumente as chances da empregabilidade

A reorganização das empresas tem exigido colaboradores múltiplos e com habilidades que não são adquiridas apenas em sala de aula - Pixabay
Tão importante quanto conseguir um emprego nos dias de hoje, é se manter nele ao longo do tempo. A reorganização das empresas tem exigido colaboradores múltiplos e com habilidades que não são adquiridas apenas em sala de aula. Um misto de comportamento e aptidão técnica formando a chamada empregabilidade, que é um termo criado na última década para definir a capacidade de ca­da um de permanecer no trabalho.

Para o coach Rodolfo Cunha, a necessidade de se manter em determinado lugar surge da instabilidade que ainda ronda o mercado em diferentes áreas, impedindo, ainda, a mudança de ares sonhada por tanta gente. “As empresas não absorvem todos os profissionais. Se for recém-formado é ainda mais difícil. Por exemplo, um em cada três pessoas que acabaram de sair da faculdade, segundo pesquisas, não conseguem emprego em sua área de qualificação. Isso, sem falar que hoje até os mais qualificados estão enfrentando inúmeras dificuldades. Sendo assim, até a economia apresentar sinais concretos de crescimento, manter o atual emprego é fundamental”, explica. E é nesse ponto que o trabalhador precisa se desdobrar e mostrar um perfil até então inexplorado.

“Existem pessoas com qualificação técnica, porém, não são ‘empregáveis’ pelo simples fato de não estarem atentos ao que o mercado de fato necessita. Todo profissional deve ser como um vaso em constante moldagem, sem perder aquilo que lhe é peculiar, suas aptidões, dons e etc”, destaca Cunha. De acordo com os aconselhadores de carreira, as qualidades que reforçam a boa imagem incluem inteligência emocional, poder de comunicação, facilidade de trabalho em grupo, postura de liderança e até bom nível de empatia perante colegas e diretores. Uma série de atributos que precisam andar juntos ao longo da carreira.

“Independentemente da área, pois qualquer uma, da mais simples a mais complexa, exigirá empenho e evolução pessoal diária”, arremata Cunha.

Dicas para inovar

Inovação 
Apresentar algo inesperado também favorece. No entanto, especia­listas em recursos humanos alertam para a sucessão de erros que uma inovação mal planejada pode ocasionar. “Er­ros continuam re­presentando so­mente perdas. Por conta disso, a capacidade de inovar é diretamente proporcional à capaci­dade de tomar riscos”, resume Ed­mar Bulla, consultor de inovação e negócios.

A orientação é ainda man­ter a capacidade contínua de aprendizagem, desenvolvendo mais habilidades comportamentais do que as técnicas. “Conteúdos como antropologia, psicologia, política, religião, neuro­ciên­cia e economia do comportamen­to são ainda mais importantes do que nunca”, finaliza.

Veja também

Psoríase: cientistas descobrem o que pode ser origem da doença crônica de pele; entenda
Saúde

Psoríase: cientistas descobrem o que pode ser origem da doença crônica de pele; entenda

Ministério da Defesa vai apoiar pleito em 12 estados
Eleições 2024

Ministério da Defesa vai apoiar pleito em 12 estados

Newsletter