Logo Folha de Pernambuco
Concursos e Empregos

BNDES divulga resultado final do concurso e anuncia convocação de 150 aprovados

Expectativa é chamar mais 450 candidatos do cadastro de reserva até o final de 2025

BNDS divulga resultado do certame de 2024 e convoca 150 aprovadosBNDS divulga resultado do certame de 2024 e convoca 150 aprovados - André Telles/ Divulgação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou, nesta quinta-feira (30), o resultado final do concurso público de 2024. Após 12 anos, o Banco volta a contratar, com a convocação imediata de 150 aprovados. A lista final de classificados, já homologada, está disponível no Diário Oficial da União, no site do BNDES e na página da Fundação Cesgranrio, organizadora do certame.

Além das vagas imediatas, o concurso formou um cadastro de reserva com 750 candidatos, dos quais 450 devem ser chamados até o final de 2025. Os novos empregados ingressarão no BNDES sob um novo Plano de Cargos e Salários, que contempla 13 áreas de atuação dentro do cargo de Analista: Administração, Análise de Sistemas (Desenvolvimento, Suporte e Cibersegurança), Arquitetura-Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional.

"Os novos empregados são o futuro do Banco e reforçarão um corpo funcional de alto nível. O BNDES voltou e, no governo do presidente Lula, tem papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do país. Para essa missão, convocamos 150 aprovados agora, com a expectativa de mais 450 até o fim de 2025", afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Os convocados participarão de um programa de integração e capacitação, que apresentará a história do Banco e seu impacto na sociedade. Segundo a diretora de Pessoas do BNDES, Helena Tenório, a etapa busca acolher e ambientar os novos funcionários. “Ofereceremos um curso de formação que abordará a atuação do BNDES e o contexto das instituições de desenvolvimento mundiais”, explicou.

Aprovados 
O concurso aprovou 900 candidatos, com idade média de 35 anos. Deste total, 249 foram classificados em vagas reservadas para pessoas negras, 111 para pessoas com deficiência (PcDs) e 540 para ampla concorrência. As provas foram aplicadas em todas as capitais do país, e os aprovados são oriundos de 24 estados e do Distrito Federal.

Pela primeira vez, o BNDES adotou uma cota de 30% para pessoas negras, acima do percentual mínimo estabelecido por lei. Além disso, a reserva de vagas para PcDs foi ampliada de 5% para 15%.

Salários
O salário inicial dos novos contratados será de R$ 21.869,76, com jornada de 35 horas semanais. Além dos benefícios garantidos por lei, os empregados terão assistência à saúde, auxílio para educação (babá, creche, ensino fundamental e médio), previdência complementar, participação nos lucros e possibilidade de ascensão na carreira conforme o desempenho e o exercício de funções executivas

Veja também

Newsletter