Caravana do Empreendedorismo contemplará 22 municípios

Objetivo da ação é estimular o empreendedorismo estadual e ajudar estimular a economia local - Divulgação
A Caravana do Empreendedorismo é o projeto inédito que a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq) vai iniciar, nesta próxima sexta-feira (19), para estimular o empreendedorismo estadual e ajudar estimular a economia de pelo menos 22 municípios pernambucanos até o final do ano, com orientações sobre linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Estado, palestras sobre empreendedorismo, educação financeira e Lei Geral do Micro Empreendedor Individual. O município escolhido como piloto é o de Itamacará, no Litoral Norte do Estado.

A caravana – formada por uma equipe da Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da Seteq - é uma ação de impacto que vai percorrendo as cidades escolhidas e passará um dia em cada município. O público-alvo será pequenas empresas, micro empresários, potenciais empreendedores e profissionais autônomos. Nos 22 municípios, a Seteq vai contar com a parceria das prefeituras locais, que oferecerá a infraestrutura. A aliança com os municípios visa uma troca de informações sobre a realidade local para que as potencialidades sejam ressaltadas e exploradas nas visitas da equipe da secretaria.

Uma das metas, com esse projeto, é ampliar o nível de formalidade e estimular o cadastro de MEI, bem como apresentar os serviços da Agência de Fomento de Pernambuco e da Jucepe para os interessados. Há mais de 200 mil pessoas cadastradas no MEI no Estado, que ocupa o terceiro lugar no ranking do Nordeste. “Existe muita informalidade por falta de informação. As pessoas pensam que ser um Micro Empreendedor Individual é ter despesas e não realizar investimentos em seus negócios”, afirma Adriana Queiroz. Ainda segundo ela, dentre os benefícios garantidos para o MEI, além do CNPJ, estão a aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e salário-maternidade.

“A motivação da Seteq é justamente levar essa conscientização aqueles que sonham em ser empreendedores, que querem ter uma renda própria ou complementar, que querem abrir um negócio e se formalizarem enquanto empreendedores”, declara.

De acordo com Adriana Queiroz, a caravana vai ser realizada na Mata Norte, na Mata Sul, no Agreste Meridional, no Agreste Central e no Agreste Meridional e as datas com os municípios vão sendo fechadas mediante a disposição das prefeituras. As cidades foram selecionadas por meio de alguns pré-requisitos, segundo a secretária em exercício do Trabalho, Emprego e Qualificação, Adriana Queiroz. O primeiro deles é não possuir sala do empreendedor ou Expresso Empreendedor. Os demais são localização geográfica e agrupamento por Região de Desenvolvimento, de modo que o cronograma de visitas pode sofrer alterações à medida que for sendo executado, uma vez que, neste projeto, a equipe da Seteq depende da parceria dos municípios.

Em Itamaracá, a Secretária de Políticas Sociais, Geovana Uchôa, será a anfitriã do evento, que contará com a presença dos representantes da Seteq, da Agência do Empreendedorismo do Recife e Agefepe.

Veja o cronograma de Itamaracá, dia 19

13h – Abertura
13h30 – Palestra sobre “Lei Geral do MEI” com Bruna Siqueira
14h30 – Atendimento e orientações da Agência do Empreendedorismo do Recife e da Agefepe
15h – Pausa para o Coffee Brake
15h30 - Palestra “Empreendedorismo e Educação Financeira” com Murilo Nóbrega
17h - Encerramento com Geovana Uchôa e Roberto Galvão

Veja também

Brasileiros no Líbano: 3 mil pessoas pedem ajuda para sair do país
REPATRIAÇÃO

Brasileiros no Líbano: 3 mil pessoas pedem ajuda para sair do país

Quem era jornalista síria morta em ataque israelense com pelo menos quatro explosões em Damasco
ORIENTE MÉDIO

Quem era jornalista síria morta em ataque israelense com pelo menos quatro explosões em Damasco

Newsletter