Cespe: pensando no concurso de Agente Penitenciário

A organizadora Cespe trabalha também sob a forma de assertivas, nesse caso, devemos marcá-las como certas ou erradas. Quando não temos certeza da resposta, melhor não marcar nada, pois saibamos: uma errada anula uma certa!

Vamos observar agora algumas assertivas:

No trecho “refere-se tão somente à liberdade de ir e vir” (l.6), o emprego do sinal indicativo de crase deve-se ao fato de a locução “tão somente” exigir complemento antecedido pela preposição a.

Vejam só que assertiva convincente... mas... está completamente errada. Por quê? Na verdade a preposição que se junta com o artigo “A” de liberdade vem do verbo referir-se e não da expressão tão somente. Olha só: Refere-se A A liberdade = Refere-se À liberdade. Logo marcaríamos para essa assertiva ERRADA!

Mais uma:

Fragmento de texto

É preciso compreender que o preso conserva os demais direitos (educação, integridade física, segurança, saúde, assistência jurídica, trabalho e outros) adquiridos como cidadão, uma vez que a perda temporária do direito de liberdade em decorrência dos efeitos de sentença penal refere-se tão somente à liberdade de ir e vir. Isso, geralmente, não é o que ocorre.

No trecho entre parênteses no início do primeiro parágrafo, as vírgulas foram empregadas para isolar elementos de mesma função sintática em uma enumeração.

Muita gente tem a falsa impressão de que as questões do Cespe/Unb são muito difíceis. Mas observemos o quanto essa questão é simples: ele afirma que entre parênteses há termos que desempenham a mesma função sintática e, por isso, estão separados por vírgulas. E tal afirmação é verdadeira, pois enumeramos termos - aposto - para esclarecer que “demais direitos” são esses... logo assinalaríamos para tal assertiva CERTA!

É interessante que tenhamos mais disposição e boa vontade com o Cespe, pois se mantivermos essa postura de medo, repulsa por essa organizadora não teremos mesmo um sucesso total com uma das melhores bancas do Brasil.

É importantíssimo ainda que analisemos questões que envolvam reescritura de textos, compreensão e interpretação textual, coesão e coerência, transposição de vozes verbais e principalmente, de voz passiva analítica para sintética, entre outros assuntos.

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