Logo Folha de Pernambuco

Colégio Agrícola da UFRPE oferece 328 vagas gratuitas para o Ensino Médio e Técnico no Recife e Região Metropolitana

Inscrições já estão abertas e seguem até o dia 11 de novembro

De acordo com o edital, 50% das vagas são para sistema de cotas - Divulgação

O Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), unidade de ensino da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), abriu o Processo Seletivo 2023.1 com 328 vagas gratuitas para o Ensino Médio e cursos técnicos em Agropecuária, Administração, Agropecuária e Alimentos. Os interessados devem preencher formulário de inscrição, disponível até o dia 11 de novembro. 

Para o Ensino Médio, de acordo com o edital, estão sendo ofertadas 40 vagas na modalidade presencial integral, com duração de 3 anos. As aulas ocorrerão no Campus Dois Irmãos da UFRPE, na Zona Norte do Recife.

O curso técnico em Agropecuária é integrado ao Ensino Médio e possui 72 vagas abertas.  A qualificação é oferecida na modalidade presencial, em horário integral, com duração de 3 anos. As aulas acontecem na sede da UFRPE, em Dois Irmãos, e no Codai Tiúma, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

Já os cursos técnicos subsequentes em Administração, Agropecuária e Alimentos serão ofertados no Campus Tiúma, terão duração de 1 ano e 6 meses, e possuem 72 vagas, cada, podendo o interessado optar pelo turno da manhã ou tarde.
 


Para seleção, serão analisadas as médias anuais dos candidatos nas disciplinas do curso escolhido. Para as vagas de Ensino Médio, as médias anuais solicitadas são as de Português e Matemática referentes aos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. 

O curso técnico em Agropecuária exige as médias anuais de Português e Matemática dos 6º, 7º e 8º anos. Já para o curso técnico em Administração, serão avaliadas as médias em Português, Matemática, História e Geografia, referentes aos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.

Os cursos técnicos em Agropecuária e em Alimentos exigem médias anuais em Português, Matemática, Química e Biologia, dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Se o candidato possui o Diploma do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com base no
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deve informar as notas que recebeu na área onde a disciplina ela está inserida. Por exemplo, utilizar a nota de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” para informar médias de Química e Biologia.

Os candidatos devem anexar no formulário de inscrição documentos como Histórico Escolar e declaração de notas para comprovar médias.

De acordo com o edital, 50% das vagas são destinadas para estudantes de escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos e/ou indígenas; Pessoa com Deficiência (PcD); e para quem possui renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 29 de novembro. Já a lista final deve ser disponibilizada no dia 5 de dezembro.

Veja também

Newsletter