Colégio Agrícola da UFRPE oferece 328 vagas gratuitas para o Ensino Médio e Técnico no Recife e Região Metropolitana
Inscrições já estão abertas e seguem até o dia 11 de novembro
O Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), unidade de ensino da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), abriu o Processo Seletivo 2023.1 com 328 vagas gratuitas para o Ensino Médio e cursos técnicos em Agropecuária, Administração, Agropecuária e Alimentos. Os interessados devem preencher formulário de inscrição, disponível até o dia 11 de novembro.
Para o Ensino Médio, de acordo com o edital, estão sendo ofertadas 40 vagas na modalidade presencial integral, com duração de 3 anos. As aulas ocorrerão no Campus Dois Irmãos da UFRPE, na Zona Norte do Recife.
O curso técnico em Agropecuária é integrado ao Ensino Médio e possui 72 vagas abertas. A qualificação é oferecida na modalidade presencial, em horário integral, com duração de 3 anos. As aulas acontecem na sede da UFRPE, em Dois Irmãos, e no Codai Tiúma, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.
Já os cursos técnicos subsequentes em Administração, Agropecuária e Alimentos serão ofertados no Campus Tiúma, terão duração de 1 ano e 6 meses, e possuem 72 vagas, cada, podendo o interessado optar pelo turno da manhã ou tarde.
Leia Também
• Com 1.101 vagas, Setur-PE, Empetur e Senac oferecem cursos gratuitos na área de turismo
• Com oportunidades para o Recife, Vivo abre 400 vagas de estágio, sendo 50% para universitários negros
• Programa de estágio de consultoria tem vagas remotas e bolsas de até R$ 2 mil
Para seleção, serão analisadas as médias anuais dos candidatos nas disciplinas do curso escolhido. Para as vagas de Ensino Médio, as médias anuais solicitadas são as de Português e Matemática referentes aos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
O curso técnico em Agropecuária exige as médias anuais de Português e Matemática dos 6º, 7º e 8º anos. Já para o curso técnico em Administração, serão avaliadas as médias em Português, Matemática, História e Geografia, referentes aos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.
Os cursos técnicos em Agropecuária e em Alimentos exigem médias anuais em Português, Matemática, Química e Biologia, dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Se o candidato possui o Diploma do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com base no
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deve informar as notas que recebeu na área onde a disciplina ela está inserida. Por exemplo, utilizar a nota de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” para informar médias de Química e Biologia.
Os candidatos devem anexar no formulário de inscrição documentos como Histórico Escolar e declaração de notas para comprovar médias.
De acordo com o edital, 50% das vagas são destinadas para estudantes de escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos e/ou indígenas; Pessoa com Deficiência (PcD); e para quem possui renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 29 de novembro. Já a lista final deve ser disponibilizada no dia 5 de dezembro.