Logo Folha de Pernambuco

Concurso dos Correios: professor Eduardo Alves dá dicas práticas de como se preparar

Na participação na Rádio Folha FM 96.7, Eduardo Alves explicou as áreas que devem ser priorizadas

Concurso dos Correios - Elza Fiuza/Agência Brasil/Arquivo

Com o edital para o Concurso dos Correios divulgado na última quarta-feira (9), os concurseiros devem se preparar de forma mais assertiva para o dia da prova. Por isso, na tarde desta sexta-feira (11) a Rádio Folha FM 96.7 recebeu o professor Eduardo Alves, que apresentou pontos necessários para garantir uma boa pontuação no tão aguardado certame.  

O professor afirmou que ainda dá tempo de estudar para as provas e garantir uma boa nota no Concurso dos Correios. De acordo com Eduardo Alves, no momento que procede à divulgação do edital de prova, é necessário ler atentamente as orientações disponibilizadas no documento. 

Para as estratégias práticas, o especialista em concursos afirma que focar na resolução de testes antigos é indispensável para que o concorrente entenda a intencionalidade da banca, evitando que assuntos que vão ser abordados sejam estudados em vão e criando intimidade com o modelo da prova.

Prioridade

Por muitas vezes pode surgir a dúvida de qual assunto focar na hora de planejar os estudos, por isso o concurseiro deve estar atento em quais matérias de estudo deve focar. Dos assuntos que devem ser priorizadas, o professor destaca as matérias básicas, como português e matemática e aponta destaque para questões de língua portuguesa. 

Para a redação, que é um tema exigido nas provas de nível médio por meio de questões objetivas, mas tem sua produção exigida para os concurseiros de nível superior, Eduardo Alves alerta que o estudante tem que estar sempre bem informado e construir um esqueleto para a estrutura do texto. 

“Para a estrutura, é importante ter um esqueleto, já a parte de desenvolvimento, é preciso ter um repertório. E isso dá para fazer no dia a dia, através de leituras, informação digital e telejornais”, aconselhou o professor.

Prática

O especialista ainda chama a atenção para a repetição, tanto de reescrita dos textos, como de refazer provas antigas. Ele ainda destaca que os estudos de língua portuguesa devem ser uma prioridade e não podem ser deixado por último.

“A língua portuguesa é o que faz classificar do candidato, então é necessário estudar a dúvida que surgir, vai deixando ver que ele tem um português. Às vezes o candidato vai deixando por último, e chega o dia da prova, e ele está com muitas lacunas de conteúdo”, explica.

Ouça entrevista:

Veja também

Daniel Alves publica foto pela primeira vez desde que saiu da prisão: 'Bons tempos a caminho'
Espanha

Daniel Alves publica foto pela primeira vez desde que saiu da prisão: 'Bons tempos a caminho'

Luciano Huck conta como furou bloqueio para entrevistar Fernanda Montenegro na época do Oscar
Fernanda Montenegro

Luciano Huck conta como furou bloqueio para entrevistar Fernanda Montenegro na época do Oscar

Newsletter