Logo Folha de Pernambuco

Concursos Públicos: perspectivas para 2025

Estão previstas mais de 100 mil vagas em concursos nacionais e estaduais

Mais de 100 mil vagas previstas para concursos públicos em 2025 - Divulgação

Com mais de 100 mil vagas previstas para 2025, segundo levantamento da Associação de Apoio aos Concursos Públicos e Exames (Aconexa), os concursos públicos ganham novo fôlego após adiamentos em 2024, causados por crises climáticas, restrições orçamentárias e reorganizações administrativas.

Em todo o País, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) prevê 57 mil vagas, além da possível criação de 5.952 novos cargos, totalizando 63.766 oportunidades nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A proximidade das eleições estaduais de 2026 também deve antecipar editais para áreas como segurança pública, saúde e educação, com destaque para estados e municípios que buscam reforçar suas equipes antes do pleito.

Concursos 2025

Entre os certames nacionais, os concursos unificados, como o Exame Nacional da Magistratura (ENAM) e uma segunda versão do Concurso Nacional Unificado (CNU) são tendências que ganham força, permitindo que candidatos concorram a múltiplos órgãos com uma única prova.

A ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, destacou os benefícios do modelo do certame em coletiva de imprensa, mas reforçou que a confirmação de uma nova edição do CNU em 2025 depende da conclusão da divulgação dos resultados do certame anterior, prevista para fevereiro. “A gente acha que foi um modelo inovador, que teve muitos ganhos para a administração pública”, afirmou

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) se destacam com previsões robustas. A primeira projeta mais de 1.800 vagas, enquanto a PRF solicitou 5.125 postos e poderá passar por uma reestruturação, transformando-se em Polícia Viária Federal, com atribuições ampliadas para rodovias, ferrovias e hidrovias.

No campo da educação, o Ministério da Educação planeja o "ENEM dos Professores", uma prova unificada para contratar educadores de nível médio e superior, suprindo déficits nas redes públicas.

O Banco do Brasil também avalia um novo edital, mesmo com vagas do certame de 2022 ainda em vigência, para atender a um déficit de 8 mil cargos. Já o INSS pode trazer um edital voltado a profissionais de nível superior, atendendo à recomendação de 2024 que sugere maior especialização nos atendimentos do órgão.

Pernambuco

Em Pernambuco, as oportunidades também são promissoras. A Secretaria de Planejamento do Recife deu um passo importante ao designar o IBFC como banca organizadora do concurso das autarquias URB e EMLURB, que contemplará cargos de nível técnico, médio e superior. Entre outras oportunidades de certames nas prefeituras de todo o Estado.

Veja também

Newsletter