Conheça as palavras comuns entre os concurseiros
A primeira, objetiva, contém questões de múltipla escolha para avaliar seu conhecimento sobre determinados assuntos. É nelas que se encontram as famosas “cascas de banana”, prontas para fazê-lo escorregar no mínimo descuido de interpretação da pergunta e suas possibilidades de resposta. A prova objetiva pode ser de múltipla escolha (A, B, C, D e E) ou com itens para marcação de C (certo) e E (errado). São as mais comuns nos concursos e na maioria dos casos a única fase.
Já a prova discursiva é aquela em que o candidato deverá redigir a resposta, mostrando o seu conhecimento e estilo. Podem ser questões, redação, carta ou análise de caso, por exemplo, de acordo com o que estipular o edital.
CARÁTER ELIMINATÓRIO E CARÁTER CLASSIFICATÓRIO:
O candidato precisa atingir uma pontuação mínima para não ser eliminado. A fase de caráter eliminatório não avalia a colocação do candidato. O resultado alcançado nesta fase indica se ele está apto a continuar, se tem o conhecimento ou preenche as exigências mínimas citadas no edital com as regras do concurso. O candidato pode ser eliminado, por exemplo, se for reprovado na avaliação médica.
Já na prova de caráter classificatório o resultado obtido determina a posição do candidato diante dos concorrentes. Em geral, as etapas classificatórias são também eliminatórias, caso o candidato não atinja a pontuação mínima exigida.