Logo Folha de Pernambuco

Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social abre vagas para composição do biênio 2025/2026

Conselheiros eleitos deverão aproximar o grupo que representam das decisões e iniciativas do Governo

Sede da SDS, em Santo Amaro, no Recife - Divulgação/SDS

O Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco (CESPDS-PE) está com inscrições abertas para entidades da sociedade civil organizada, com atuação ou pesquisa na área, e as
entidades de profissionais de segurança pública que desejam participar do processo eleitoral para o exercício de mandato no biênio 2025/2026.

Os conselheiros eleitos deverão aproximar o grupo que representam das decisões e iniciativas do Governo, levando demandas, opiniões e ideias para discussão colegiada da Segurança Pública em Pernambuco.

Poderão, ainda, propor, analisar e participar da definição de políticas públicas na área da Segurança, acompanhando e fiscalizando o desenvolvimento das políticas desenvolvidas no Estado.

Ao todo, serão eleitas uma entidade de profissionais de segurança pública e mais oito entidades da sociedade civil organizada, sendo estas últimas:
– 2 vagas destinadas àquelas com sede na Região Metropolitana do Recife;
– 2 vagas destinadas àquelas com sede na Zona da Mata;
– 2 vagas destinadas àquelas com sede no Agreste; e
– 2 vagas destinadas àquelas com sede no Sertão.

Segundo o edital, podem participar entidade que tenham personalidade jurídica própria e estejam estabelecidas há mais de 2 anos; que tenham finalidade vinculada ao tema relativo à segurança pública e afins (pesquisa na área, capacitação e reinserção produtiva de egressos do sistema socioeducativo e prisional); que tenham seus registros legais nas regiões do Estado às quais pretende representar no Conselho; e não tenham finalidade lucrativa.



As entidades interessadas podem fazer a inscrição até o dia 18 de novembro, protocolando, presencialmente, na sede da SDS, em Santo Amaro, na área central do Recife, ou encaminhando documentação para os seguintes e-mails: [email protected] (no caso de entidades da sociedade civil organizada) ou [email protected] (para entidades de profissionais de segurança pública).

Caberá à comissão eleitoral, com o apoio do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, empenhar todo o esforço para que todas as oito vagas destinadas às entidades da sociedade civil e uma vaga destinada à entidade representante de profissionais de segurança pública sejam legitimamente ocupadas.

Todas as informações sobre o processo eleitoral do CESPDS serão divulgadas ao público por meio do site da Secretaria de Defesa Social, na seção do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa
Social.

O resultado final do processo será publicado no dia 24 de janeiro de 2025.

Sobre o Conselho
O Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco é um órgão colegiado permanente que faz parte da estrutura estratégica de governança do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Entre seus objetivos estão o fortalecimento do controle social e a fiscalização da efetividade das políticas públicas de Segurança e Defesa Social em Pernambuco.

O CESPDS-PE tem competência consultiva, sugestiva e de acompanhamento social e é composto por membros titulares e suplentes. É presidido pelo Secretário de Defesa Social e tem, entre os componentes, o comandante geral da Polícia Militar, o delegado geral da Polícia Civil, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar.

Outras secretarias estaduais, órgãos do Poder Judiciário e membros da sociedade civil organizada também têm cadeiras para seus respectivos representantes.

Veja também

Indígenas cobram demarcações para avançar em transição ecológica
transição ecológica

Indígenas cobram demarcações para avançar em transição ecológica

Negociadora de Acordo de Paris diz que eleição de Trump é desafio
EUA

Negociadora de Acordo de Paris diz que eleição de Trump é desafio

Newsletter