Defensoria Pública anuncia 20 vagas para concurso público este ano
Certame vem para suprir alta demanda de atendimentos apresentada no ano passado
A Defensoria Pública de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (13), a abertura de concurso público para o preenchimento de 20 vagas para defensor público, além da formação de cadastro reserva. A abertura do certame, previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025, visa atender à crescente demanda da sede da Defensoria, que em 2024 registrou 2,2 milhões de atendimentos.
Com a banca examinadora sob responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o último concurso realizado pela Defensoria de Pernambuco foi há seis anos, com prova escrita (objetiva e discursiva) e oral.
Sem data prevista para lançamento do edital, as informações sobre o certame deste ano ainda são poucas, porém o concurseiro pode se basear no último edital do concurso público para se preparar para as provas de 2025.
Último Concurso
A taxa cobrada para se inscrever no último exame promovido pelo órgão público foi de R$ 270,00. Já entre os requisitos para participar da seleção, estavam: diploma de conclusão de curso de graduação em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e três anos de atuação jurídica.
Leia Também
• Aconexa projeta 100 mil vagas ofertadas em concursos públicos em 2025
• Saiba como se preparar para os concursos de 2025
Demanda
O concurso público da Defensoria que será realizado em 2025 terá vagas de ação afirmativa inclusiva, com vagas para candidatos negros, indígenas, trans e com deficiência. De acordo com o defensor público geral de Pernambuco, Henrique Seixas, o órgão também deverá abrir vagas para assessor dos defensores este ano, a fim de agilizar a prestação de serviço aos pernambucanos.
“Temos atualmente 650 mil processos ativos para os 302 defensores, o que dá uma média de 2 mil processos para cada um. Por isso, a necessidade de aumentar o quadro de defensores e oferecer suporte administrativo é urgente. É preciso que cada defensor tenha um assessor pelo menos”, afirmou.
Atualmente, o quadro conta com 302 defensores. Entretanto, o alto volume da busca pelos serviços prestados pela Defensoria demonstrou a necessidade de reforço de profissionais. Em 2024, o número de atendimentos representou um aumento de 10% em relação à demanda vista no ano anterior.