'Dia D', hoje, oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência no Recife e em Olinda

Muitas pessoas buscam as vagas de trabalho na Agência do Trabalho da Av. Rio Branco, no Recife // Foto: Arthur Mota @arthurmotafotografia - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Agências do trabalho do Recife e Olinda realizam mutirão com mais de 1.500 vagas para pessoas com deficiências no Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados (Dia D), esta sexta-feira (28).

As pessoas que residem no Recife devem procurar a agência do trabalhador da avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Lá estão sendo oferecidas 1.100 vagas em diversas áreas e níveis. De auxiliar de logística a vagas para médico. Cerca de 50 empresas estão no local. Além das vagas de emprego, estão sendo disponibilizados serviços de emissão de carteira de trabalho e previdência social (CTPS), médico do trabalho, serviços de saúde, higiene e beleza, orientações jurídicas e sobre o VEM Livre Acesso.

Desde cedo, uma fila se formou diante da agência. Erlânio Barbosa, que tem baixa visão, chegou ao local às 6h e esperava vaga na área de logística. "É muito difícil achar emprego para pessoas com deficiência", comentou ele, que tem 43 anos.

Os candidatos devem levar carteira de trabalho, currículo e laudo médico. Para aqueles que ainda não possuem o documento, 15 profissionais estão emitindo laudos médicos para os interessados que ainda não possuem, mas que precisam comprovar a deficiência. O mutirão vai até às 15h.

Leia também:
Olinda faz mutirão para colocar DIU
Inscrição para Mutirão de Conciliação vai até o dia 5
Manguezais às margens do Capibaribe passam por mutirão de limpeza


Segundo Matheus Galindo, gerente de Empregabilidade do Recife, o trabalhador vai ser encaminhado à vaga de acordo com a qualificação e experiência. Ele contou também que todos os dias são oferecidas vagas de empregos para pessoas com deficiência nas agências da capital e que os interessados podem consultar as oportunidades pelo site (www.empregabrasil.mte.gov.br) ou indo diretamente em qualquer agência.

Em Olinda, a ação do Dia D oferece mais de 400 vagas de empregos para o público com algum tipo de deficiência. Lá, 30 empresas oferecem vagas nas áreas de saúde, educação, alimentação, serviços gerais, entre outras. A programação acontece até as 15h na Vila Olímpica, na III Etapa do bairro de Rio Doce.

No local, médicos do município e do Ministério do Trabalho de Pernambuco expedem também laudos médicos. Além disso, são emitidos documentos de livre acesso e cartão de estacionamento. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) também está no local passando orientações sobre entrevista de emprego. Para concorrer a uma das vagas é necessário levar carteira de trabalho, comprovante de identificação pessoal, CPF, além dos exames e laudos médicos (caso tenha).

Veja também

Mega-Sena: confira os números sorteados do prêmio de R$ 32,9 milhões
Mega-Sena

Mega-Sena: confira os números sorteados do prêmio de R$ 32,9 milhões

Mark Zuckerberg entra para seleto grupo pessoas com fortunas acima de 200 bilhões de dólares
bilionários

Mark Zuckerberg entra para seleto grupo pessoas com fortunas acima de 200 bilhões de dólares

Newsletter