Logo Folha de Pernambuco

Dicas de uso da crase

Queridos leitores, quero comentar com vocês que eu tive a ideia de escrever mais uma vez sobre crase por causa da minha aula de hoje no curso preparatório para o concurso de Analista do Tribunal de Justiça de PE.

Vamos, então, aos conceitos sobre o assunto de crase, esse fenômeno pode ser definido como: a união, a fusão de dois “AS”, que não necessariamente serão preposição + artigo. Essa fusão será marcada pelo uso do ACENTO GRAVE indicativo de crase ( ` ).

Quando falamos que não seria necessariamente a junção da preposição + artigo, quisemos desmistificar o que é dito recorrentemente até em alguns escritos. Na verdade, poderemos unir a preposição A com quatro “AS”:

1. Preposição + artigo: Costumo dirigir-me às alunas com muito respeito. A preposição A veio do verbo dirigir-se e o artigo AS precedeu o substantivo alunas. Como a repetição de letras semelhantes seria proibida, houve a união dos dois AS com a devida sinalização (`).

2. Preposição + A inicial dos pronomes AQUELE(S), AQUELA(S), AQUILO: Fale a verdade, mas limite-se ÀQUILO que lhe perguntarem. Observemos o termo regente - LIMITE-SE. Sabemos que quem se limita se limita A; e é este A (preposição) que vai unir-se ao A inicial do pronome demonstrativo AQUILO.

3. Preposição + A ou AS pronome demonstrativo: Vi uma mala semelhante à que me deste de presente. Vemos que o A ou AS são demonstrativos quando podem ser substituídos por aquela(s) diante do relativo que ou da preposição de. Só assim poderá haver o uso do sinal indicativo de crase diante dessas suas palavras. (que e de)

4. Preposição + A ou AS que fazem parte dos relativos A QUAL, AS QUAIS: Não conheço a professora à qual te referes. Recorde-se da norma de regência que foi vista no domingo anterior. “Havendo pronome relativo dentro do período e depois dele qualquer temo que exija preposição, esta se deslocará para antes do relativo.” Lembra?

Vamos a mais alguns exemplos a fim de fixar melhor o que dissemos antes:

a) As informações foram solicitadas à diretora. (Preposição + artigo)

b) Entregamos a encomenda àquela menina. (Preposição + pronome demonstrativo “aquela”)

c) Esta é a aluna à qual me refiro. (Preposição + a inicial do relativo “a qual”)

d) Comprei uma moto semelhante à que me deste no ano passado. (Preposição + “a” que funciona como pronome demonstrativo)

Um grande abraço a todos e continuemos estudando muito.

* Li­cen­cia­da em Língua Portuguesa e Espanhola pela UFPE, especialista em Gramática Normativa.

Veja também

Newsletter