Logo Folha de Pernambuco

Dicas para a reta final do Enem dos Concursos

Sugestão é ver conteúdos mais dinâmicos, como videoaulas, resumos e resolução de questões

Enem dos concursos se aproxima - Agência Educa Mais Brasil

Um dos concursos mais esperados pelos concurseiros está se aproximando. No dia 5 de maio, milhares de brasileiros farão as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) e, durante essa reta final, muitos candidatos de todo o País estão intensificando seus esforços para alcançar o sucesso almejado. Faltando apenas duas semanas para o certame, a Folha de Pernambuco conversou com especialistas, que deram dicas valiosas para os candidatos.

Nesta etapa, de acordo com o professor e coordenador do curso de Direito UNIFBV, Antônio Loureiro, o ideal é continuar estudando todos os dias até o dia da prova, levando em consideração o tempo de concentração durante os estudos. “Às vezes estar sentado por horas na frente do material não significa que o aluno está retendo conteúdo. Nessa situação, não adianta insistir na continuidade”, disse.

A sugestão do professor é variar em relação ao método de estudo. Sair um pouco dos livros e utilizar videoaulas, resumos, resolução de questões e manuais ou dar um intervalo para recuperar a concentração. Em relação às prioridades durante a reta final, o professor do curso preparatório para OAB e concursos públicos, Felipe Torres, indica a análise do edital e acrescenta que “a melhor estratégia nesse momento é a resolução de questões antigas, porque a partir disso é possível projetar o que está por vir”, concluiu.

Filtrar temas

Os especialistas alertam que estudar e revisar todo o conteúdo da prova nas vésperas do certame é uma péssima ideia. Segundo Loureiro, o ideal nessa situação é filtrar os temas mais recorrentes e de maior dificuldade para o candidato, focando no que realmente interessa. “Não adianta querer cumprir uma programação de meses em poucas semanas. Temos que trabalhar dentro das possibilidades e a partir dos recursos disponíveis. Nenhuma atitude desesperada agora será positiva", ressaltou.

Descanso

Por último, Loureiro aconselha que o candidato tenha algum momento de lazer em família ou sozinho no final de semana da prova para arejar a mente, mas a orientação é fazer programas mais leves e não exagerar na diversão para evitar o cansaço no dia da avaliação. Relaxar e fortalecer o emocional para o teste é fundamental, visto que o psicológico é fator decisivo.

Veja também

Newsletter