Divulgado resultado da 1ª etapa do concurso público para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros
Os aprovados serão convocados para a segunda etapa, composta por um curso de formação profissional
O resultado final da primeira etapa do concurso público realizado para a Polícia Militar (PMPE) e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi divulgado pela banca realizadora do concurso público e pode ser conferido através do site da banca AOCP.
Os aprovados serão convocados para a segunda etapa, composta por um curso de formação profissional.
Neste primeiro momento, serão convocados para o curso de formação 2.400 candidatos para o cargo de soldado e 150 para 2º tenente, na PMPE. Em relação ao CBMPE, a convocação abrange 300 postulantes para soldado e 30 para 2º tenente.
“A divulgação dos nomes aprovados nesta primeira etapa do concurso é mais um importante passo que o Governo de Pernambuco dá para reforçar o efetivo de duas das principais forças de segurança do Estado", declarou a governadora Raquel Lyra.
A governadora afirmou, ainda, que deve investir com o programa Juntos pela Segurança, até o final de 2026, R$ 1 bilhão em ações que promovam o bem estar e a salvaguarda das vidas e dos bens dos pernambucanos.
"Vamos agora preparar estes homens e mulheres aprovados no certame para estar nas ruas da Capital e do Interior o mais breve possível”, completou a governadora.
A secretária estadual de Administração, Ana Maraíza, também ressaltou a importância deste avanço e pontuou que a divulgação do resultado "cumpre, rigorosamente, o cronograma divulgado no edital".
"Desde o início da formulação deste concurso público, a SAD está totalmente dedicada para que a PM e o CBMPE sejam reforçados com mais quadros de qualidade, o que fortalece o programa Juntos pela Segurança e beneficia a população”, enfatizou a titular da pasta.
Resultados
Na última segunda-feira (2), durante reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança, a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou que Pernambuco registrou seu quarto mês consecutivo de queda no número de homicídios em 2024.
Em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, foi contabilizada uma redução de 10,3% nas Mortes Violentas Intencionais (MVI) ocorridas no Estado. Além disso, os homicídios caíram 12,6% em julho, 6,7% em junho e 11,6% em maio, também comparando com o mesmo período de 2023.